Inscreva-se no canal MetrópolesTV no YouTube
Mundo

Líder de jihadistas promete perseguir aliados de Assad na Síria

Abu Mohammed Al-Jolani, líder do Hayat Tahri Al-Sham (HTS), prometeu perseguir aliados de Assad que possam ter cometidos crimes na Síria

10/12/2024 14:45
Divulgação/HTS
Imagem colorida mostra líder do HTS na Síria - Metrópoles

O comandante do Hayat Tahrir Al-Sham (HTS), que derrubou o regime de Bashar al-Assad na Síria, prometeu perseguir e responsabilizar aliados do ex-presidente sírio.

Em um comunicado divulgado na segunda-feira (9/12), Abu Mohammed Al-Jolani disse que o HTS não vai hesitar em “responsabilizar os criminosos, assassinos, agentes de segurança e militares” que tenham se envolvido em casos de violação dos direitos humanos na Síria.

“Não hesitaremos em responsabilizar os criminosos, assassinos, agentes de segurança e militares envolvidos na tortura do povo sírio”, disse Al-Jolani no comunicado. “Iremos perseguir os criminosos de guerra e exigi-los dos países para onde fugiram, para que possam receber a sua justa punição”, afirmou.
Líder de jihadistas promete perseguir aliados de Assad na Síria - destaque galeria
4 imagens
Abu Mohammed Al-Jolani
Ele entrou em Aleppo nesta quarta-feira (4/12)
A cidade foi tomada por jihadistas
Líder do Hayat Tahrir Al-Sham (HTS)
1 de 4

Líder do Hayat Tahrir Al-Sham (HTS)

Divulgação/HTS
Abu Mohammed Al-Jolani
2 de 4

Abu Mohammed Al-Jolani

Divulgação/HTS
Ele entrou em Aleppo nesta quarta-feira (4/12)
3 de 4

Ele entrou em Aleppo nesta quarta-feira (4/12)

Divulgação/HTS
A cidade foi tomada por jihadistas
4 de 4

A cidade foi tomada por jihadistas

Divulgação/HTS

No último domingo (8/12), os 24 anos de regime Assad chegou ao fim na Síria, após organizações jihadistas lideradas pelo HTS tomarem a capital do país, Damasco.

Com a surpreendente ofensiva dos insurgentes, que durou apenas doze dias, o ex-presidente renunciou ao cargo e fugiu para a Rússia. Lá, o governo de Vladimir Putin, que apoiou Assad durante a guerra civil na Síria, concedeu asilo para o ex-líder sírio.

Entre no canal de WhatsApp do Metrópoles