Israel acusa Hamas de simular recuperação de corpos de reféns

Segundo o governo israelense, o grupo estaria encenando a descoberta dos corpos enterrados e reenterrando os restos mortais

atualizado

metropoles.com

Compartilhar notícia

Abdallah F.s. Alattar/Anadolu via Getty Image
Body of Israeli hostage found at tunnel in Khan Yunis
1 de 1 Body of Israeli hostage found at tunnel in Khan Yunis - Foto: Abdallah F.s. Alattar/Anadolu via Getty Image

O governo de Israel divulgou, nesta terça-feira (28/10), imagens de membros do Hamas enterrando o corpo de um refém israelense. Segundo o Ministério das Relações Exteriores de Israel, o grupo sabe onde estão os reféns restantes, mas estaria reenterrando os corpos para encenar uma suposta descoberta.

Nas imagens divulgadas pelo governo e pelo Exército israelense, os membros aparecem jogando uma espécie de pano branco sobre o corpo de um refém israelense e, em seguida, enterrando-o novamente, para que uma escavadeira possa vir e recuperar o corpo.

 

 

“O Hamas mente. Eles sabem onde estão os reféns restantes. Escavações encenadas não são apenas abusivas – essas violações colocam em risco o cessar-fogo”, afirmou o Ministério das Relações Exteriores de Israel na rede social X.

O Exército alegou que os membros do grupo “foram documentados removendo restos mortais de uma estrutura previamente preparada e enterrando-os nas proximidades”.

“Pouco depois, a organização terrorista Hamas convocou representantes da Cruz Vermelha e encenou uma falsa exibição da descoberta do corpo de um refém falecido”, afirmou o Exército, ao descrever as imagens.

Segundo eles, “as imagens mostram claramente que a organização terrorista Hamas está tentando criar uma impressão falsa de esforços para localizar os corpos, enquanto, na realidade, mantém reféns falecidos cujos restos se recusa a entregar, conforme exigido pelo acordo”.

Refém israelense

O primeiro-ministro de Israel, Benjamin Netanyahu, afirmou, na noite dessa segunda-feira (27/10), que os restos mortais entregues pelo Hamas pertenciam a um refém que já havia sido recuperado por Israel.

Em resposta, Netanyahu convocou uma reunião com o gabinete e ordenou a retomada dos ataques contra Gaza, rompendo o cessar-fogo com o Hamas.

Israel já vinha acusando o Hamas de violar o acordo por não entregar todos os corpos dos reféns israelenses, conforme previsto na primeira fase do cessar-fogo.

Porém, o grupo afirmou ter dificuldade em localizar os corpos devido aos destroços em Gaza. Agora, eles utilizam escavadeiras e equipamentos para tentar recuperar os corpos.

Quais assuntos você deseja receber?

Ícone de sino para notificações

Parece que seu browser não está permitindo notificações. Siga os passos a baixo para habilitá-las:

1.

Ícone de ajustes do navegador

Mais opções no Google Chrome

2.

Ícone de configurações

Configurações

3.

Configurações do site

4.

Ícone de sino para notificações

Notificações

5.

Ícone de alternância ligado para notificações

Os sites podem pedir para enviar notificações

metropoles.comNotícias Gerais

Você quer ficar por dentro das notícias mais importantes e receber notificações em tempo real?