metropoles.com

Iraque anuncia retomada de último reduto do Estado Islâmico no país

Tropas de Bagdá reconquistaram Rawa, na Província de Anbar, e agora os jihadistas só controlam zonas desérticas

atualizado

Compartilhar notícia

OSAMA SAMI/ASSOCIATED PRESS/ESTADÃO CONTEÚDO
Estado Islâmico
1 de 1 Estado Islâmico - Foto: OSAMA SAMI/ASSOCIATED PRESS/ESTADÃO CONTEÚDO

As forças do Iraque apoiadas pela coalizão liderada pelos Estados Unidos retomaram nesta sexta-feira (17/11) a última cidade do país mantida pelo Estado Islâmico, mais de três anos após o grupo extremista chegar a controlar quase um terço do território iraquiano.

Militares e combatentes de tribos locais tomaram a cidade de Rawah, na província de Anbar, oeste do país, após cinco horas de confrontos, segundo o general Yahya Rasool, porta-voz militar do Ministério da Defesa.

O premiê iraquiano, Haider al-Abadi, disse que as forças iraquianas liberaram Rawah em tempo recorde e que prosseguiam com uma operação para retomar o controle da região desértica no oeste iraquiano na fronteira com a Síria.

Rawah fica 275 quilômetros a noroeste de Bagdá, na região do vale do rio Eufrates e perto da cidade fronteiriça de Qaim, retomada pelas forças iraquianas do Estado Islâmico mais cedo neste mês.

Agora, o grupo extremista controla algumas zonas rurais na área desértica do oeste iraquiano, na fronteira com a Síria. Apesar das perdas territoriais, o braço de propaganda do Estado Islâmico segue intacto, o que permite ao grupo recrutar apoiadores e inspirar novos atentados.

Agentes do Iraque e dos EUA dizem que os militantes devem continuar a realizar ataques insurgentes na Síria, no Iraque e em outras nações.

Compartilhar notícia

Quais assuntos você deseja receber?

sino

Parece que seu browser não está permitindo notificações. Siga os passos a baixo para habilitá-las:

1.

sino

Mais opções no Google Chrome

2.

sino

Configurações

3.

Configurações do site

4.

sino

Notificações

5.

sino

Os sites podem pedir para enviar notificações

metropoles.comNotícias Gerais

Você quer ficar por dentro das notícias mais importantes e receber notificações em tempo real?