Irã prende dois agentes suspeitos de fazer espionagem para Israel

No dia anterior, a mídia israelense tinha relatado a prisão de duas pessoas suspeitas de repassar informações ao Irã

atualizado

metropoles.com

Compartilhar notícia

Redes sociais
Foto colorida de explosão em depósito de petróleo em Teerã, no Irã, após ataque israelense - Metrópoles
1 de 1 Foto colorida de explosão em depósito de petróleo em Teerã, no Irã, após ataque israelense - Metrópoles - Foto: Redes sociais

Autoridades iranianas prenderam, neste domingo (15/6), duas pessoas por suspeita de espionagem para Israel. As prisões ocorrem em meio à escalada no conflito entre os dois países. A informação é da agência estatal IRNA.

Os acusados foram detidos na província de Alborz. Segundo a mídia local, a dupla preparava explosivos e dispositivos eletrônicos. O Irã acredita que os agentes seriam membros da agência de inteligência israelense, o Mossad.

As autoridades iranianas afirmaram que vão detalhar o caso “em breve”.

No dia anterior, a mídia de Israel tinha relatado a prisão de dois suspeitos de repassar informações ao Irã. No entanto, não foram divulgadas informações sobre quem seriam os espiões e o caso está sob sigilo.


“Ofensiva preventiva”

  • Na última quinta-feira (12/6), as Forças de Defesa de Israel dispararam uma “ofensiva preventiva” contra o programa nuclear do Irã.
  • O governo israelense já vinha, antes do ataque, subindo o tom contra contra o regime do aiatolá Ali Khamenei, com ameaças ao programa nuclear.
  • Nos últimos anos, o avanço nuclear do Irã incomodou a comunidade internacional. Israel, que é uma potência nuclear, via o avanço como uma ameaça.
  • Embora ambos os países sejam rivais históricos, o ataque levou ao aumento da instabilidade no Oriente Médio.

Tensão aumenta no Oriente Médio

O conflito entra no quarto dia e aumenta a tensão no Oriente Médio com a troca de ataques aéreos entre Irã e Israel, que resultaram em mais perdas e danos na infraestrutura tanto iranianas quanto israelenses.

Mais cedo, Israel informou que as forças armadas do Irã voltaram a disparar mísseis. A nova ofensiva deixou ao menos 10 mortos e mais de 200 feridos. Até o momento, há 13 vítimas e mais de 380 feridos do lado israelense.

Em resposta, as Forças de Defesa de Israel confirmaram uma série de ataques na capital Teerã neste domingo (15/6). Os ataques miraram instalações de produção de armas nucleares e navios-tanque de combustível.

Nos últimos dias, o Irã decidiu interromper a atualização de mortos e feridos. Dessa forma, a atualização mais recente contabiliza pelo menos 78 óbitos, além de 320 pessoas feridas no território iraniano.

Quais assuntos você deseja receber?

Ícone de sino para notificações

Parece que seu browser não está permitindo notificações. Siga os passos a baixo para habilitá-las:

1.

Ícone de ajustes do navegador

Mais opções no Google Chrome

2.

Ícone de configurações

Configurações

3.

Configurações do site

4.

Ícone de sino para notificações

Notificações

5.

Ícone de alternância ligado para notificações

Os sites podem pedir para enviar notificações

metropoles.comNotícias Gerais

Você quer ficar por dentro das notícias mais importantes e receber notificações em tempo real?