metropoles.com

Irã: multidão toma ruas para funeral de general Qassim Suleimani

General foi morto, na madrugada da última sexta-feira (03/01/2020), em um ataque norte-americano em Bagdá, no Iraque

atualizado

Compartilhar notícia

EBRAHIM NOROOZI/ASSOCIATED PRESS/ESTADÃO CONTEÚDO
funeral-ESSA
1 de 1 funeral-ESSA - Foto: EBRAHIM NOROOZI/ASSOCIATED PRESS/ESTADÃO CONTEÚDO

O líder supremo do Irã, aiatolá Ali Khamenei, lidera nesta segunda-feira (06/01/2020) uma homenagem a Qassim Suleimani. O funeral, que já dura três dias, reúne uma multidão em Teerã.

Nesta terça-feira (07/01/2020), o corpo chegará a Kerman, cidade natal do general, onde será realizado o sepultamento.

Suleimani foi morto, na madrugada da última sexta-feira (03/01/2020), em um ataque norte-americano nas proximidades do aeroporto de Bagdá, no Iraque.

Nos arreadores da Universidade da capital iraniana, onde Khamenei faz orações pelo general que comandava a Força Quds — uma unidade de elite da Guarda Revolucionária Iraniana com atuação no exterior —, pessoas carregavam cartazes com o retrato de Suleimani.

Nesta segunda-feira (06/01/2020), a filha do general iraniano Qassim Suleimani, Zeinab Suleimani, declarou que a morte do pai terá consequências.

“Trump, seu jogador compulsivo, seu plano maligno de causar separação entre o Iraque e o Irã com seu erro estratégico de assassinar Qassim Suleimani e Abu Mahdi Al-Muhandis [líder da milícia iraquiana] falhou e só causou unidade histórica entre as duas nações e provocou seu ódio eterno por Estados Unidos”, afirmou.

Compartilhar notícia