Irã divulga novo mapa de área que diz controlar no Estreito de Ormuz
Agência estatal iraniana divulgou imagem da área que alega ser controlada pela Guarda Revolucionária Islâmica do Irã (IRGC)
atualizado
Compartilhar notícia

O Irã divulgou nesta segunda-feira (4/5), por meio da mídia estatal do país, novo mapa da área que alega ter controle no Estreito de Ormuz. A imagem mostra duas linhas vermelhas que delimitam a área que a Guarda Revolucionária Islâmica do Irã (IRGC) diz controlar. Veja:

Ao sul, a linha cruza o Monte Mobarak, no Irã, e a cidade de Fujeira, nos Emirados Árabes Unidos; a oeste, a outra linha traça a ilha de Qeshm, no Irã, e a cidade de Umm Al Quwain, nos Emirados Árabes.
Disputa pelo Estreito de Ormuz
A afirmação iraniana ocorre um dia depois de o presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, afirmar que a Marinha estadunidense irá realizar operação para guiar navios retidos no canal marítimo.
“Para o bem do Irã, do Oriente Médio e dos Estados Unidos, informamos a esses países que guiaremos seus navios com segurança para fora dessas vias navegáveis restritas, para que possam seguir com suas atividades livremente”, disse Trump no domingo (3/5), nomeando a ação de “Projeto Liberdade”.
Por outro lado, o Irã reafirmou o controle da rota. “Movimentos marítimos contrários aos princípios declarados pela Marinha da Guarda Revolucionária Islâmica enfrentarão sérios riscos”, disse o porta-voz da Guarda Revolucionária do Irã.
Nesta segunda (4/5), a agência iraniana Fars, ligada à IRGC, publicou que dois mísseis do Irã atingiram embarcações dos EUA no Estreito de Ormuz. O Comando Central dos Estados Unidos (CENTCOM) negou a informação e afirmou que nenhuma embarcação foi atingida.
Os Emirados Árabes Unidos acusaram o Irã de atacar com drones uma embarcação petroleira do país que atravessava o estreito.
