Irã acusa Arábia Saudita de atacar embaixada no Iêmen
As relações tensas entre os dois pilares na geopolítica do Oriente Médio se agravaram após a Arábia Saudita ter executado, no sábado (2/1), um religioso xiita
atualizado
Compartilhar notícia

O governo iraniano acusou nesta quinta-feira (7/1) a Arábia Saudita de ter realizado um ataque aéreo contra a sua embaixada na capital do Iêmen, deixando vários feridos entre os funcionários.
“A Arábia Saudita é responsável pelos danos na embaixada do Irã e pelos ferimentos causados a alguns dos funcionários da sede diplomática”, disse o porta-voz do Ministério do Exterior iraniano, Hossein Jabein Ansari, citado pela estação pública IRIB.
As relações tensas entre Irã e Arábia Saudita, dois dos pilares na geopolítica do Oriente Médio, se agravaram após a Arábia Saudita ter executado, no sábado (2), um religioso xiita, crença maioritária no Irã.
A execução foi seguida de protestos de grupos xiitas em vários países muçulmanos, enquanto no Irã duas missões diplomáticas do reino saudita foram invadidas.
O incidente levou a Arábia Saudita a suspender os laços diplomáticos entre os dois países, decisão seguida por outras nações muçulmanas, sobretudo, da Península Arábica.
A Arábia Saudita lidera uma coligação árabe que iniciou em março uma ofensiva militar contra os rebeldes xiitas ‘hutis’ no Iêmen e de apoio ao presidente iemenita, Abd Rabo Mansur Hadi.
