metropoles.com

Indonésia: 272 pessoas morrem de cansaço em contagem manual de votos

Depois que 80% dos eleitores compareceram às urnas, um mutirão com 7 milhões de pessoas foi formado para contar os 155 milhões de votos

atualizado

Compartilhar notícia

Donal Husni/NurPhoto via Getty Images
Indonesian Presidential Election 2019
1 de 1 Indonesian Presidential Election 2019 - Foto: Donal Husni/NurPhoto via Getty Images

Para economizar, o governo da Indonésia decidiu que a primeira eleição da história do país, que ocorreu em 17 de abril, seria feita com votos em papel e contagem manual. Depois que 80% dos eleitores compareceram às urnas, um mutirão com 7 milhões de pessoas foi formado para contar os 155 milhões de votos.

Duas semanas depois, a Comissão Geral de Eleições divulgou um número assustador. A estratégia do voto manual acabou levando à morte 272 pessoas e deixou 1.878 funcionários doentes, segundo Arief Priyo Susanto, porta-voz da comissão, em entrevista à BBC. De acordo com a publicação, os indivíduos trabalhavam em condições sufocantes durante noites.

A comissão planeja indenizar as famílias das pessoas mortas em 36 milhões de rupias (cerca de R$ 10 mil). A contagem dos votos ainda não terminou. No entanto, tanto o atual presidente Joko Widodo quanto o outro candidato, Prabowo Subianto, declararam vitória. O resultado final deve ser anunciado em 22 de maio.

Compartilhar notícia