Inscreva-se no canal MetrópolesTV no YouTube
Mundo

Índia autoriza duas vacinas contra a Covid-19

País aprovou uso das vacinas desenvolvidas pelo laboratório AstraZeneca e pelo grupo farmacêutico indiano Bharat Biotech

03/01/2021 08:45, atualizado 03/01/2021 09:06
Pixabay
Vacina Covid-19 coronavírus

A Índia anunciou, neste domingo (3/1,) a autorização para uso emergencial de duas vacinas contra a Covid-19: uma desenvolvida pelo laboratório AstraZeneca em parceria com a Universidade de Oxford, e outra pelo grupo farmacêutico indiano Bharat Biotech. As informações são da RFI.

Essas duas vacinas foram aprovadas para uso restrito em situações de emergência, segundo declaração do Controlador-Geral de Medicamentos do país, V.G. Somani. As autoridades “nunca dariam sua aprovação se houvesse qualquer preocupação com a segurança”, tranquilizou Somani.

“Essas vacinas são 100% seguras”, ele continuou, acrescentando que os efeitos colaterais observados, como “febre baixa, dor e alergias eram comuns a todas as vacinas”.
Índia autoriza duas vacinas contra a Covid-19 - destaque galeria
7 imagens
Índia autoriza duas vacinas contra a Covid-19 - imagem 2
Índia autoriza duas vacinas contra a Covid-19 - imagem 3
Índia autoriza duas vacinas contra a Covid-19 - imagem 4
Índia autoriza duas vacinas contra a Covid-19 - imagem 5
Índia autoriza duas vacinas contra a Covid-19 - imagem 6
Índia autoriza duas vacinas contra a Covid-19 - imagem 1
1 de 7

Gui Prímola/Arte Metrópoles
Índia autoriza duas vacinas contra a Covid-19 - imagem 2
2 de 7

Gui Prímola/Arte Metrópoles
Índia autoriza duas vacinas contra a Covid-19 - imagem 3
3 de 7

Gui Prímola/Arte Metrópoles
Índia autoriza duas vacinas contra a Covid-19 - imagem 4
4 de 7

Gui Prímola/Arte Metrópoles
Índia autoriza duas vacinas contra a Covid-19 - imagem 5
5 de 7

Gui Prímola/Arte Metrópoles
Índia autoriza duas vacinas contra a Covid-19 - imagem 6
6 de 7

Gui Prímola/Arte Metrópoles
Índia autoriza duas vacinas contra a Covid-19 - imagem 7
7 de 7

Gui Prímola/Arte Metrópoles

O primeiro-ministro indiano, Narendra Modi, estimou que esta aprovação, seguida de um procedimento acelerado, significa “uma virada decisiva para fortalecer o espírito de combate” e para “acelerar a marcha para uma nação mais saudável, livre da Covid-19”.

Com população de 1,3 bilhão de pessoas, a Índia é o segundo país mais afetado pela pandemia em todo o mundo: são mais de 10,3 milhões de infectados e quase 150 mil mortos em decorrência do novo coronavírus. O país só fica atrás dos Estados Unidos.

Entre no canal de WhatsApp do Metrópoles

Campanha de vacinação à vista

As autoridades de saúde da Índia informaram que a taxa de novas infecções diminuiu expressivamente em comparação com a situação de setembro, quando mais de 90 mil novos casos eram registrados por dia no país.

Este sinal verde deve permitir o início de uma vasta campanha de vacinação. Os exercícios de simulação já foram realizados em âmbito nacional e 96 mil profissionais de saúde foram treinados para administrar as doses da nova vacina.

O Serum Institute na Índia, o maior produtor mundial de vacinas, disse que fabrica entre 50 e 60 milhões de doses da vacina da AstraZeneca por mês. De acordo com o diretor-executivo da instituição, Adar Poonawalla, a vacina estará “pronta para distribuição nas próximas semanas”.