Incêndio florestal deixa ao menos 12 mortos na Espanha.
Incêndio florestal começou na área de Los Gallardos, na região da Andaluzia, sul da Espanha. Ao menos seis pessoas ficaram feridas

Um incêndio florestal que atinge a região da Andaluzia, no sul da Espanha, deixou 12 pessoas mortas e pelo menos seis feridas, informaram as autoridades regionais nesta quinta-feira (9/7). O fogo começou na área de Los Gallardos, na província de Almería, e mobilizou cerca de 150 bombeiros, que seguem trabalhando para controlar as chamas.
Assista:
As mortes ocorreram no povoado de Bedar, uma das áreas atingidas pelo incêndio.
Entre os feridos, uma mulher sofreu queimaduras e outra pessoa precisou ser levada ao hospital após inalar fumaça. Outras quatro vítimas receberam atendimento no local por queimaduras leves e problemas respiratórios provocados pela fumaça intensa.
Entre no canal de WhatsApp do MetrópolesAs autoridades ainda investigam o que provocou o incêndio. De acordo com relatos de testemunhas, uma das hipóteses é que a queda de um cabo de energia tenha iniciado o fogo ao atingir a vegetação seca. As chamas se espalharam rapidamente pela área de mata.

Com o avanço do incêndio, estradas foram interditadas e moradores precisaram deixar suas casas. Cerca de 50 pessoas foram levadas para um centro cultural que passou a funcionar como abrigo temporário.
O presidente da Junta da Andaluzia, Juanma Moreno, lamentou as mortes e classificou o incêndio como uma “tragédia”. Em publicação nas redes sociais, ele manifestou solidariedade às famílias das vítimas e afirmou que o governo está acompanhando a situação.
⚫️ Con el alma encogida y rotos de dolor. Nuestro profundo pesar a las familias de las seis personas fallecidas en el #IFLosGallardos y el cariño de todos a los municipios afectados por el incendio.
Una tragedia.
Estamos consternados por esta terrible noticia. https://t.co/kxSsmR3yvQ
— Juanma Moreno (@JuanMa_Moreno) July 9, 2026
O incêndio ocorre durante uma onda de calor que atinge a Espanha. Nos últimos dias, partes da Andaluzia permaneceram sob alerta meteorológico laranja, o segundo nível mais alto de risco, devido às temperaturas elevadas, que favorecem a propagação das chamas.


