Inscreva-se no canal MetrópolesTV no YouTube
Mundo

Incêndio em centro de detenção de imigrantes deixa 39 mortos no México

Segundo o governo do México, incêndio teve início por volta das 22h na ala masculina. Outras 29 pessoas foram hospitalizadas em estado grave

Ana Flávia Castro28/03/2023 08:50, atualizado 28/03/2023 09:34
Compartilhar notícia
John Moore/Getty Images
pessoas em meio ao fogo em centro de migrantes no méxico - metrópoles

Um incêndio no fim da noite dessa segunda-feira (27/3) em um centro de detenção de imigrantes na cidade de Juarez, na fronteira entre o México e os Estados Unidos, deixou ao menos 39 mortos e dezenas de feridos, de acordo com autoridades mexicanas.

O incidente aconteceu numa instalação do Instituto Nacional de Migração do México (INM), localizada na ponte internacional Stanton-Lerdo, que liga Ciudad Juárez à cidade de El Paso, no Texas (EUA).

“O Instituto Nacional de Imigração da Secretaria de Governo lamenta a morte – até o momento – de 39 pessoas migrantes estrangeiras, em decorrência de um incêndio que se originou pouco antes das 22h desta segunda-feira na área de alojamento do centro de detenção de imigrantes na cidade de Juarez, Chihuahua”, diz o órgão, em comunicado.

As chamas começaram na ala masculina do centro, onde estão abrigados migrantes que tentam cruzar para os EUA sem documentação. Segundo o instituto, estavam no local 68 homens vindos de países da América Central e América do Sul. Outras 29 pessoas ficaram feridas e foram encaminhadas em estado grave a unidades de saúde da região.

“Diante dos fatos, foi estabelecido contato com autoridades consulares de diferentes países para implementar ações que permitam a identificação das vítimas fatais”, completa o INM.

A Procuradoria-Geral do México abriu um inquérito para apurar as circunstâncias do incêndio, e investigadores estão no local, de acordo com a imprensa mexicana.

O presidente mexicano, Andrés Manuel López Obrador, expressou sua tristeza pela tragédia e ordenou uma investigação completa para determinar as causas do incêndio. “Lamento muito a morte de pessoas em um centro de detenção de migrantes em Jueréz. Ordenei uma investigação completa para determinar as causas deste trágico incidente”, disse López Obrador em entrevista coletiva.