metropoles.com

“Herói” de atentado em Manchester é condenado por roubar as vítimas

Dias depois de ele “salvar” as vítimas, vídeos de câmeras de segurança mostraram uma história diferente

atualizado

Compartilhar notícia

RUI VIEIRA/ASSOCIATED PRESS/ESTADÃO CONTEÚDO
ATENTADO DEIXA 22 MORTOS NA INGLATERRA
1 de 1 ATENTADO DEIXA 22 MORTOS NA INGLATERRA - Foto: RUI VIEIRA/ASSOCIATED PRESS/ESTADÃO CONTEÚDO

O britânico Chris Parker, 33 anos, foi condenado nessa terça-feira (30/1) a 4 anos de prisão, por ter roubado as vítimas do atentado terrorista na cidade de Manchester (Reino Unido), em maio de 2017. O ataque foi feito por um homem-bomba na saída do show de Ariana Grande. Mais de 50 pessoas ficaram feridas, e 22 morreram.

Parker, que morava nas ruas, foi chamado por muitos de “herói” na ocasião. “Me jogou no chão [a explosão]”, contou na época ao jornal local Manchester Evening News. “Eu levantei, e meu instinto me mandou de volta, para tentar ajudar [as vítimas]”.

Dias depois, no entanto, vídeos de câmeras de segurança mostraram uma história diferente: ele roubou as vítimas enquanto elas agonizavam no chão. Parker foi levado a julgamento e admitiu, no início de janeiro, os atos criminosos.

Ainda, segundo o The Independent, ele confessou ter furtado a bolsa de uma idosa que estava caída ao lado da neta, morta, e ter usado o cartão dela para comprar comida no McDonald’s. O homem também admitiu ter roubado o celular de uma adolescente de 14 anos. “Não foi o herói que fingia ser, foi apenas um ladrão”, declarou o juiz David Hernández ao anunciar sua condenação.

Doações
Na época do atentado, um grupo chegou a levantar 50 mil libras (mais de R$ 200 mil) em doações para ajudá-lo a deixar as ruas e a fim de “mostrar gratidão por suas ações”. Após a notícia dos furtos, a plataforma escolhida por essas pessoas para arrecadar o dinheiro disse que irá devolver o montante aos doadores.

Compartilhar notícia

Quais assuntos você deseja receber?

sino

Parece que seu browser não está permitindo notificações. Siga os passos a baixo para habilitá-las:

1.

sino

Mais opções no Google Chrome

2.

sino

Configurações

3.

Configurações do site

4.

sino

Notificações

5.

sino

Os sites podem pedir para enviar notificações

metropoles.comNotícias Gerais

Você quer ficar por dentro das notícias mais importantes e receber notificações em tempo real?