metropoles.com

Harvey será desastre natural mais caro dos EUA, prevê empresa

Isso seria similar ao custo somado com os furacões Katrina e Sandy, informa o relatório da empresa de meteorologia

atualizado

Compartilhar notícia

J. PHILLIP/ASSOCIATED PRESS/ESTADÃO CONTEÚDO
Furacão Harvey chega à costa do Texas e atinge casas e empresas
1 de 1 Furacão Harvey chega à costa do Texas e atinge casas e empresas - Foto: J. PHILLIP/ASSOCIATED PRESS/ESTADÃO CONTEÚDO

A tempestade natural Harvey será o desastre natural mais caro da história dos Estados Unidos, afirma a AccuWeather, estimando que o custo total para responder a ela deverá ficar perto de US$ 160 bilhões (R$ 500 bilhões). Isso seria similar ao custo somado com os furacões Katrina e Sandy, informa o relatório da empresa de meteorologia.

O custo deve representar um corte de 0,8 ponto porcentual no Produto Interno Bruto (PIB) americano, segundo a estimativa da companhia.

“Lideranças empresariais e o Federal Reserve (Fed, o banco central americano), grandes bancos, seguradoras, etc., devem começar a calcular o impacto negativo da catástrofe sobre os negócios, os resultados corporativos e o emprego”, afirmou Joel Myers, fundador e presidente da AccuWeather. “O desastre está apenas começando em algumas áreas.”

Quarta maior cidade do país, Houston é a mais afetada pelos estragos da chuva e pode ficar em parte inabitável durante semanas ou mesmo meses, devido aos estragos da água, da lama e do risco de doenças. O pior da enchente ainda está por vir, já que rios continuam a subir e aumentam os riscos para barragens e diques, comentou Myers.

Na avaliação do executivo, os meteorologistas fizeram um bom trabalho para advertir as pessoas sobre os riscos, mas as autoridades foram lentas na reação. “A AccuWeather adverte que o impacto negativo das chuvas está longe do fim. Haverá mais enchentes, estragos, mortes e feridos”, afirmou Myers.

Compartilhar notícia

Quais assuntos você deseja receber?

sino

Parece que seu browser não está permitindo notificações. Siga os passos a baixo para habilitá-las:

1.

sino

Mais opções no Google Chrome

2.

sino

Configurações

3.

Configurações do site

4.

sino

Notificações

5.

sino

Os sites podem pedir para enviar notificações

metropoles.comNotícias Gerais

Você quer ficar por dentro das notícias mais importantes e receber notificações em tempo real?