metropoles.com

Nova etapa da guerra: Israel permanece e opera dentro da Faixa de Gaza

Chefe do Estado-Maior de Israel fala na televisão fala em “próxima etapa da guerra” e Forças de Defesa pedem evacuação ao norte de Gaza

atualizado

Compartilhar notícia

Dan Kitwood/Getty Images
Imagem colorida mostra tanques e tropas israelenses movem-se perto da fronteira com Gaza na guerra - Metrópoles
1 de 1 Imagem colorida mostra tanques e tropas israelenses movem-se perto da fronteira com Gaza na guerra - Metrópoles - Foto: Dan Kitwood/Getty Images

O chefe do Estado-Maior de Israel, general Herzi Halevi, afirmou em transmissão na TV que o conflito entre o país e o grupo extremista Hamas está passando para um próximo estágio. “Essa guerra tem etapas e hoje passamos para a próxima etapa. As nossas forças estão atualmente a operar no terreno na Faixa de Gaza“, definiu o militar.

Segundo autoridades do país, as tropas enviadas na noite de sexta-feira (27/1) ainda estavam no campo. Houve incursões terrestres na quarta e na quinta, mas os militares retornavam sempre para território israelense.

0

Yoav Gallant, ministro da Defesa israelense, também reconheceu uma essa “nova fase”. “Atacamos acima e abaixo do solo, atacamos agentes terroristas de todas as categorias, em todos os lugares”, apontou.

As Forças de Defesa de Israel (FDI) igualmente confirmaram a permanência em solo palestino, com o objetivo de caçar agentes e posições do Hamas. Durante a noite de sexta, os ataques atingiram 150 alvos, com o uso de caças e tanques. As tropas foram atrás de células terroristas que tentavam usar mísseis guiados antitanque e morteiros.

Nos relatórios das IDF, há a destruição de uma casa com armadilhas e um edifício onde, segundo os militares, vários membros do Hamas estavam reunidos. Os israelenses aproveitaram para publicar uma série de vídeos com as operações de guerra dentro de Gaza.

Veja:

Evacuação ao norte de Gaza por causa da guerra

Enquanto isso, as FDI reemitiram alerta para civis evacuarem o norte de Gaza por causa da guerra. Mesmo que não haja forte indicação de uma invasão terrestre em grande escala, Israel informou para centenas de milhares de pessoas se afastarem da região.

Na “mensagem urgente para os residentes de Gaza”, os militares apelam aos civis do norte de Gaza para se mudarem temporariamente para o sul. “O regresso ao norte de Gaza será possível assim que as intensas hostilidades terminarem”, disse um porta-voz das FDI numa mensagem de vídeo.

“Sua janela para agir está se fechando, vá para o sul para sua própria segurança”, diz o porta-voz. “Isto não é uma mera precaução, é um apelo urgente.”

Compartilhar notícia

Quais assuntos você deseja receber?

sino

Parece que seu browser não está permitindo notificações. Siga os passos a baixo para habilitá-las:

1.

sino

Mais opções no Google Chrome

2.

sino

Configurações

3.

Configurações do site

4.

sino

Notificações

5.

sino

Os sites podem pedir para enviar notificações

metropoles.comNotícias Gerais

Você quer ficar por dentro das notícias mais importantes e receber notificações em tempo real?