Forte nevasca atinge Paris e outras regiões da França. Vídeo

Primeiro episódio de neve do ano colocou áreas da Île-de-France, região onde fica Paris, em alerta laranja, segundo a Météo-France

atualizado

metropoles.com

Compartilhar notícia

Lily FRANEY/Gamma-Rapho via Getty Images
Imagem colorida de nevasca em Prais, na França - Metrópoles
1 de 1 Imagem colorida de nevasca em Prais, na França - Metrópoles - Foto: Lily FRANEY/Gamma-Rapho via Getty Images

A primeira nevasca do ano atingiu Paris e cidades da região da Île-de-France entre a noite de sábado (22/11) e a manhã deste domingo (23/11). O episódio levou a Météo-France a decretar alerta laranja para neve e gelo em todos os departamentos francilienses a partir das 20h de sábado. Confira:

Imagens publicadas nas redes sociais mostram a neve em pontos turisticos famosos de Paris, como a Torre Eiffel, o Arco do Triunfo, o Museu do Louvre e o estádio do Paris Saint-Germain. No amanhecer deste domingo (23/11), porém, a camada acumulada já começava a derreter, com previsão de temperatura de até 8°C no período da tarde em Paris.

No início desta manhã, apenas Seine-et-Marne permanecia sob vigilância. De acordo com o boletim das 6h do instituto meteorológico, a capital e arredores registraram entre 1 cm e 4 cm de neve acumulada, com volumes ligeiramente maiores em pontos do oeste da região. A Météo-France também mencionou a possibilidade de garoa congelante em áreas isoladas.

O alerta laranja também foi adotado em parte do Maciço Central, Aveyron, Cantal, Corrèze, Creuse, Haute-Vienne e Puy-de-Dôme.

Na região, a Météo-France registrou precipitações fracas e irregulares: pequenas nevascas em Cantal e no oeste de Puy-de-Dôme; 1 cm de neve em Limoges (Haute-Vienne) e 3 cm em Égletons (Corrèze), além de episódios de chuva congelante no fim do fenômeno.

A neve também foi registrada em outras partes do país, incluindo Beauvais, na Picardia; Amiens, na Somme; áreas da Normandia; do Centro-Vale do Loire; e até da Córsega.

Com o aumento das temperaturas ao longo do domingo, grande parte da neve já havia derretido. O boletim das 8h da Météo-France indica a chegada de novas chuvas oceânicas acompanhadas de elevação expressiva de temperatura, mas com chance de precipitações temporariamente congelantes no Nordeste da França.

O ministro dos Transportes, Philippe Tabarot, destacou que episódios iniciais de neve costumam ser subestimados e que o governo mantém ativado o centro de crise que reúne Météo-France, equipes rodoviárias, aviação civil e operadores de transporte. Segundo ele, 7,5 mil agentes trabalham na operação neste fim de semana.

Quais assuntos você deseja receber?

Ícone de sino para notificações

Parece que seu browser não está permitindo notificações. Siga os passos a baixo para habilitá-las:

1.

Ícone de ajustes do navegador

Mais opções no Google Chrome

2.

Ícone de configurações

Configurações

3.

Configurações do site

4.

Ícone de sino para notificações

Notificações

5.

Ícone de alternância ligado para notificações

Os sites podem pedir para enviar notificações

metropoles.comNotícias Gerais

Você quer ficar por dentro das notícias mais importantes e receber notificações em tempo real?