FBI terá centro antiterrorista no Paraguai, na fronteira com o Brasil

Paraguai e EUA firmaram acordo para segurança e migração. Centro antiterrorista terá como alvo membros do Hezbollah e do crime organizado

atualizado

metropoles.com

Compartilhar notícia

Reprodução/ La Nación
Foto colorida do Ministro das Relações Exteriores Rubén Ramírez, do Secretário de Estado Marco Rubio e do Secretário Adjunto de Segurança Interna Troy Edga - Metrópoles
1 de 1 Foto colorida do Ministro das Relações Exteriores Rubén Ramírez, do Secretário de Estado Marco Rubio e do Secretário Adjunto de Segurança Interna Troy Edga - Metrópoles - Foto: Reprodução/ La Nación

Os Estados Unidos e o Paraguai firmaram, nessa quinta-feira (14/8), um acordo de cooperação bilateral para tratar pedidos de proteção e asilo. Na prática, o memorando visa agilizar o processamento de solicitações, combater a imigração ilegal e fortalecer a segurança nas fronteiras, reforçando a parceria estratégica entre os países.

Entre as medidas previstas para a implementação do acordo está a criação de um centro antiterrorista, com agentes treinados pelo Departamento Federal de Investigação dos Estados Unidos (FBI), na tríplice fronteira com a Argentina e o Brasil. O espaço terá como alvo membros do grupo Hezbollah e do crime organizado.

“Este é apenas mais um exemplo de cooperação e da capacidade de trabalharmos juntos para prevenir algo com que nós — ambos os países — estamos muito preocupados, que é a migração ilegal e irregular, que representa uma ameaça à segurança nacional. Portanto, a capacidade de trabalharmos juntos nisso em parceria é extraordinária”, afirmou o secretário de Estado dos Estados Unidos, Marco Rubio, na reunião.

De acordo com ele, outra ameaça aos EUA são os cartéis de drogas — contra os quais Trump declarou guerra. “Existem grupos narcoterroristas designados operando na região. Alguns deles utilizam espaço aéreo internacional e águas internacionais para transportar veneno para os Estados Unidos. E esses grupos serão confrontados. O presidente deixou isso claro desde o início de sua atuação.”

Na última semana, o presidente Donald Trump assinou, secretamente, uma diretiva ao Pentágono para que seja usada força militar norte-americana contra cartéis de drogas latino-americanas. De acordo com o jornal The New York Times, a ordem fornece uma base oficial para a possibilidade de operações militares diretas no mar e em solo estrangeiro contra os cartéis.

Entre os grupos considerados terroristas pelo governo dos EUA na América Latina, estão o Tren de Aragua e o Cartel de los Soles — vinculado ao governo de Nicolás Maduro — , da Venezuela, e o Cartel de Sinaloa, no México.

Em maio, o governo de Donald Trump estudava classificar as facções brasileiras PCC e Comando Vermelho (CV) como organizações terroristas. A tipificação foi negada pelo governo Lula à época.

Centro antiterrorista

Segundo o jornal La Nación, o centro antiterrorista incluirá um complexo militar para abrigar forças especiais com armamento e tecnologia de ponta na região da Tríplice Fronteira.

O Ministro da Defesa do Paraguai, Óscar González, afirmou que serão investidos cerca de 10 bilhões de guaranis (aproximadamente R$ 7 milhões), distribuídos entre construção, equipamentos e logística. O centro abrigará pelo menos 120 militares.

“Esta é uma área geopolítica e estratégica muito importante para o Estado paraguaio. Estamos sempre interessados em fortalecer a presença das Forças Armadas nas áreas de fronteira”, disse o Ministro da Defesa Nacional, Óscar González González.

Em maio, o ministro do Interior do Paraguai, Enrique Riera, havia destacado a “significativa cooperação internacional” na área de segurança e anunciado que o FBI estabelecerá bases de treinamento na região.

Quais assuntos você deseja receber?

Ícone de sino para notificações

Parece que seu browser não está permitindo notificações. Siga os passos a baixo para habilitá-las:

1.

Ícone de ajustes do navegador

Mais opções no Google Chrome

2.

Ícone de configurações

Configurações

3.

Configurações do site

4.

Ícone de sino para notificações

Notificações

5.

Ícone de alternância ligado para notificações

Os sites podem pedir para enviar notificações

metropoles.comNotícias Gerais

Você quer ficar por dentro das notícias mais importantes e receber notificações em tempo real?