metropoles.com

EUA vão propor cessar-fogo em guerra entre Israel e Hamas, diz agência

A proposta dos EUA, entre outros itens, é contra a incursão na região sul da Faixa de Gaza, como anunciado por Israel

atualizado

Compartilhar notícia

Lev Radin/Pacific Press/LightRocket via Getty Images
Imagem colorida mostra o conselho de segurança da Organização das Nações Unidas, em Nova Iorque eua - Metrópoles
1 de 1 Imagem colorida mostra o conselho de segurança da Organização das Nações Unidas, em Nova Iorque eua - Metrópoles - Foto: Lev Radin/Pacific Press/LightRocket via Getty Images

A delegação dos Estados Unidos (EUA) apresentará ao Conselho de Segurança da Organização das Nações Unidas (ONU) uma proposta de resolução que pede um cessar-fogo temporário na guerra entre Israel e o grupo extremista Hamas. A informação é da agência de notícias Al Jazeera, que teve acesso à minuta do documento.

A proposta norte-americana propõe uma interrupção das ofensivas de ambos os lados do conflito “assim que for possível”. A minuta ainda se opõe a uma incursão terrestre na cidade de Rafah, no sul da Faixa de Gaza, como foi anunciado pelo governo de Israel.

A proposição do texto representaria uma mudança na posição dos Estados Unidos no Conselho de Segurança da ONU. Em diversas ocasiões, o país norte-americano se posicionou a favor do direito de autodefesa de Israel e da continuidade das ofensivas ao território palestino.

Em votações anteriores, os EUA chegaram a vetar uma minuta de resolução brasileira e outra dos Emirados Árabes Unidos para frear o conflito. A delegação norte-americana, em outra ocasião, propôs um texto que, entre outros itens, condenava o Hamas e destacava o direito de autodefesa dos israelenses.

A ofensiva israelense teve início após o ataque surpresa promovido pelo Hamas em 7 de outubro. Na ocasião, o grupo extremista matou 1,2 mil pessoas e levou cerca de 240 reféns. Desde então, o governo de Israel promove uma ofensiva, com bombardeios e incursões terrestres, e um cerco à região.

Compartilhar notícia

Quais assuntos você deseja receber?

sino

Parece que seu browser não está permitindo notificações. Siga os passos a baixo para habilitá-las:

1.

sino

Mais opções no Google Chrome

2.

sino

Configurações

3.

Configurações do site

4.

sino

Notificações

5.

sino

Os sites podem pedir para enviar notificações

metropoles.comNotícias Gerais

Você quer ficar por dentro das notícias mais importantes e receber notificações em tempo real?