metropoles.com

EUA: para 54% dos americanos, lei que permite aborto deve ser mantida

Pesquisa foi divulgada um dia após vazamento do rascunho de uma decisão da Suprema Corte contrária a manter direito

atualizado

Compartilhar notícia

Kevin Dietsch/Getty Images
Manifestantes protestam contra e a favor do aborto em frente a Suprema Corte dos Estados Unidos, após vazamento de documento que indicaria revogação do direito no país. Na foto, mulheres com cartazes a favor do aborto se manifestam - Metrópoles
1 de 1 Manifestantes protestam contra e a favor do aborto em frente a Suprema Corte dos Estados Unidos, após vazamento de documento que indicaria revogação do direito no país. Na foto, mulheres com cartazes a favor do aborto se manifestam - Metrópoles - Foto: Kevin Dietsch/Getty Images

Uma pesquisa divulgada nesta terça-feira (3/5) revela que a maioria dos norte-americanos acredita que a Suprema Corte deve manter a prevalência nacional do caso Roe versus Wade (1973), que torna o aborto um direito em todo o país.

O levantamento foi feito com 1004 participantes na última semana pelos jornais Washington Post e ABC News e publicado um dia após o vazamento do rascunho de um decisão da Suprema Corte contrária à jurisprudência atual sobre o direito de aborto.

Segundo a pesquisa, 54% dos americanos concordam que o entendimento atual sobre a interrupção da gestação não seja alterado, enquanto 28% mantém a posição contrária.

A Suprema Corte norte-americana está considerando uma lei do estado do Mississippi que proíbe o aborto depois de 15 semanas de gestação. Essa decisão, votada em 2021, contesta o resultado do casa Roe vs Wade, que permite a interrupção até 24 semanas, e abre precedentes para que cada estado decida sua política sobre o tema.

De acordo com a pesquisa, 33% dos americanos acredita que o aborto deve ser facilitado em seus estados, enquanto 36% diz que as leis devem ser mantidas como estão, e 25% quer que a interrupção da gestação seja dificultada.

A posição da grande maioria, no entanto, é de que o aborto deve ser legal em alguns casos. Para 82%, essa deve ser uma opção quando a saúde da mulher está em perigo, e 79%, quando a gestação é resultado de um estupro ou incesto.

Além disso, a pesquisa mostra que 70% da população do país quer que a decisão de abortar seja feita pela mãe em conjunto com um médico, enquanto 24% defende que os parâmetros devem ser regulados por lei.

As opiniões mudam em peso com base na filiação partidária. Para 75% dos democratas, a decisão de Roe vs Wade deve ser mantida, posição compartilhada por 53% dos independentes e 36% dos republicanos. Em relação à gênero, 57% das mulheres e 50% dos homens apoiam a jurisprudência atual.

Compartilhar notícia

Quais assuntos você deseja receber?

sino

Parece que seu browser não está permitindo notificações. Siga os passos a baixo para habilitá-las:

1.

sino

Mais opções no Google Chrome

2.

sino

Configurações

3.

Configurações do site

4.

sino

Notificações

5.

sino

Os sites podem pedir para enviar notificações

metropoles.comNotícias Gerais

Você quer ficar por dentro das notícias mais importantes e receber notificações em tempo real?