Relatório aponta falha em helicóptero atingido por avião; 67 morreram

O acidente aconteceu em Washington D.C. em janeiro, deixou 67 mortos e levantou preocupações sobre a segurança da aviação nos EUA

atualizado

metropoles.com

Compartilhar notícia

GETTY IMAGES
Avião colide com helicóptero e cai nos EUA
1 de 1 Avião colide com helicóptero e cai nos EUA - Foto: GETTY IMAGES

O Conselho Nacional de Segurança no Transporte (NTSB) dos Estados Unidos apresentou conclusões preliminares sobre a colisão entre um helicóptero militar e um avião comercial em Washington D.C. O relatório aponta falhas nos instrumentos de altitude do helicóptero. A tragédia deixou 67 mortos e levantou preocupações sobre a segurança da aviação nos EUA. O acidente aconteceu em 29 de janeiro.

Os dados foram apresentados em três dias de audiências organizadas pelo Conselho Nacional de Segurança no Transporte, de quarta (30/7) até essa sexta (1º/8).

Relatório aponta falha em helicóptero atingido por avião; 67 morreram - destaque galeria
5 imagens
Equipes de resgate no rio Potomac, em Washington, após colisão entre avião e helicóptero
Aeronave envolvida em acidente aéreo nos Estados Unidos
Tragédia aérea nos Estados Unidos
Tragédia aérea nos Estados Unidos
Tragédia aérea nos Estados Unidos
1 de 5

Tragédia aérea nos Estados Unidos

Getty Images
Equipes de resgate no rio Potomac, em Washington, após colisão entre avião e helicóptero
2 de 5

Equipes de resgate no rio Potomac, em Washington, após colisão entre avião e helicóptero

Getty Images
Aeronave envolvida em acidente aéreo nos Estados Unidos
3 de 5

Aeronave envolvida em acidente aéreo nos Estados Unidos

Getty Images
Tragédia aérea nos Estados Unidos
4 de 5

Tragédia aérea nos Estados Unidos

Reprodução/X
Tragédia aérea nos Estados Unidos
5 de 5

Tragédia aérea nos Estados Unidos

GETTY IMAGES

O avião tinha 60 passageiros e quatro tripulantes e caiu após colidir com o helicóptero em que estavam três soldados, perto do Aeroporto Nacional Reagan. O helicóptero era um Sikorsky H-60 Black Hawk pertencente ao Exército, que se envolveu no acidente com o jato comercial da Bombardier CRJ-700.

Jennifer Homendy, presidente do NTSB, informou que os dados analisados mostram discrepâncias de dezenas de metros entre as altitudes indicadas por instrumentos do helicóptero momentos antes da colisão. O piloto reportou que a aeronave estava a 91 metros de altura, enquanto o mostrador indicava 121 m. A análise posterior apontou que, no momento do impacto, o helicóptero estava a 84 metros.

Homendy afirmou que a origem da divergência ainda é desconhecida e que outros três helicópteros do mesmo modelo foram inspecionados e apresentaram discrepâncias similares nos altímetros.

De acordo com a investigadora Marie Moler, as diferenças chegavam a até 40 metros. Em testes em solo, as medições estavam dentro dos limites aceitáveis, mas, durante o voo, com os rotores em funcionamento, os altímetros registravam alturas menores do que as reais.

“Uma diferença de cem pés [cerca de 30 metros] é significativa. Estou preocupada. Existe a possibilidade de que a tripulação estivesse vendo algo muito diferente da altitude real. Vamos continuar investigando”, explicou Moler.

Segundo o governo dos EUA, o acidente foi a pior colisão aérea que ocorreu na capital americana desde 13 de janeiro de 1982, quando um avião da Air Florida bateu em uma ponte sobre o Potomac e caiu, matando 78 pessoas — 74 estavam na aeronave, e as outras quatro, em automóveis que atravessavam a estrutura.

Quais assuntos você deseja receber?

Ícone de sino para notificações

Parece que seu browser não está permitindo notificações. Siga os passos a baixo para habilitá-las:

1.

Ícone de ajustes do navegador

Mais opções no Google Chrome

2.

Ícone de configurações

Configurações

3.

Configurações do site

4.

Ícone de sino para notificações

Notificações

5.

Ícone de alternância ligado para notificações

Os sites podem pedir para enviar notificações

metropoles.comNotícias Gerais

Você quer ficar por dentro das notícias mais importantes e receber notificações em tempo real?