metropoles.com

EUA e Otan retirarão tropas do Afeganistão nos próximos 14 meses

Declaração foi feita em um comunicado conjunto dos governos americano e afegão neste sábado (29/02/2020)

atualizado

Compartilhar notícia

Os Estados Unidos e os aliados vão retirar todas as forças do Afeganistão dentro de 14 meses se o Taleban cumprir um acordo que será assinado em Doha neste sábado (29/02/2020), de acordo com um comunicado conjunto dos governos americano e afegão.

O Secretário de Estado dos EUA, Mike Pompeo, e uma delegação de representantes do Taleban desembarcaram neste sábado em Doha para a assinatura do acordo. Diante da possibilidade do tratado de paz, o Taleban ordenou um cessar-fogo em todo o país.

Um dos líderes talebans que estiveram à frente da negociação, Abbas Stanikzai comemorou os termos do acordo. Em um vídeo republicado por sites vinculados ao grupo rebelde, Stanikzai celebra a “vitória” alcançada. “Hoje é um dia de vitória, que chegou com a ajuda de Alá”, disse.

Termos da retirada
De acordo com o aviso conjunto divulgado pelos governos de EUA e Afeganistão, inicialmente haverá uma redução de tropas para 8,6 mil, dentro de 135 dias a partir da assinatura do acordo. Após esse período os Estados Unidos e os países da Organização do Tratado do Atlântico Norte (Otan) “concluirão a retirada de suas forças restantes do Afeganistão dentro de 14 meses”, afirma a declaração.

O acordo de Doha prevê que milhares de tropas americanas deixem o Afeganistão em um plano em etapas após mais de 18 anos de guerra. Em troca, o Taleban terá de assumir vários compromissos de segurança e manter uma promessa de dar seguimento às conversações com o governo em Cabul.

Compartilhar notícia

Quais assuntos você deseja receber?

sino

Parece que seu browser não está permitindo notificações. Siga os passos a baixo para habilitá-las:

1.

sino

Mais opções no Google Chrome

2.

sino

Configurações

3.

Configurações do site

4.

sino

Notificações

5.

sino

Os sites podem pedir para enviar notificações

metropoles.comNotícias Gerais

Você quer ficar por dentro das notícias mais importantes e receber notificações em tempo real?