metropoles.com

EUA diz que Bolsonaro deve regularizar sua situação em solo americano

O Departamento de Estado dos EUA declarou que indivíduo com visto oficial e que não está mais em exercício deve solicitar um novo status

atualizado

Compartilhar notícia

Alan Santos/PR
bolsonaro avião
1 de 1 bolsonaro avião - Foto: Alan Santos/PR

O Departamento de Estado dos Estados Unidos (EUA) declarou, nesta segunda-feira (9/1), que cabe ao indivíduo que entrou no país com o chamado visto “A”, reservado a autoridades de Estado, deixar o país ao final de 30 dias ou solicitar uma mudança em seu status de imigração junto ao governo norte-americano, caso não se encontre envolvido em negócios oficiais.

Na situação mencionada pelo departamento se enquadra a atual situação do ex-presidente Jair Bolsonaro (PL), que viajou para a Flórida, nos Estados Unidos, antes de seu mandato terminar e permanecerá no país até 30 de janeiro de 2023, segundo portaria publicada no Diário Oficial da União.

No caso, Bolsonaro viajou para os Estados Unidos com o visto “A” designado ao presidente da República brasileira, mas como não possui mis nenhum cargo no governo federal ou na esfera estadual, não poderá mais usufruir deste passaporte.

O porta-voz do Departamento de Estado dos EUA, Ned Price, mencionou em uma coletiva de imprensa, realizada nesta segunda, que não poderia comentar sobre a situação do visto de um indivíduo, mas reiterou de forma geral as regras de visto.

“Se um indivíduo não tem base para estar nos Estados Unidos, ele está sujeito a remoção pelo Departamento de Segurança Interna”, disse Price.

Veja:

Viagem de Bolsonaro

O ex-presidente Jair Bolsonaro e sua esposa, Michelle Bolsonaro, estão hospedados na casa do lutador de MMA José Aldo no condomínio de luxo Encore Resort at Reunion, na cidade de Kissimmee, na Flórida.

Durante a sua estadia no estado norte-americano, Bolsonaro é recepcionado por apoiadores e visita grandes centros comerciais do país.

O Metrópoles entrou em contato com a Embaixada dos Estados Unidos no Brasil e com o Itamaraty sobre a atual situação migratória do ex-presidente, mas não obteve resposta.

Compartilhar notícia

Quais assuntos você deseja receber?

sino

Parece que seu browser não está permitindo notificações. Siga os passos a baixo para habilitá-las:

1.

sino

Mais opções no Google Chrome

2.

sino

Configurações

3.

Configurações do site

4.

sino

Notificações

5.

sino

Os sites podem pedir para enviar notificações

metropoles.comNotícias Gerais

Você quer ficar por dentro das notícias mais importantes e receber notificações em tempo real?