metropoles.com

EUA: Departamento de Estado confirma suspensão de vistos a 75 países

Países com suspensão da emissão de vistos incluiriam Brasil, Rússia, Irã, Iraque, Egito, Nigéria, Tailândia, Somália e Iêmen

atualizado

metropoles.com

Compartilhar notícia

Luis Lima Jr/Getty Images
Passaporte brasileiro, dólar e bandeira dos EUA - Metrópoles
1 de 1 Passaporte brasileiro, dólar e bandeira dos EUA - Metrópoles - Foto: Luis Lima Jr/Getty Images

O Departamento de Estado dos Estados Unidos confirmou que 75 países tiveram a emissão de visto para imigrantes suspensa. A informação foi confirmada ao Metrópoles por e-mail, sem detalhar quais nações seriam atingidas pela decisão.

Mas, segundo a TV norte-americana Fox News, a suspensão atingirá nações como Brasil, Rússia, Irã, Iraque, Egito, Nigéria, Tailândia, Somália e Iêmen. A medida entra em vigor a partir de 21 de janeiro e até que o departamento revise as diretrizes de visto vigentes.

O porta-voz do Departamento de Estado, Tommy Piggot, disse à Fox News que a decisão visa “considerar inelegíveis potenciais imigrantes que se tornariam um fardo para os Estados Unidos e explorariam a generosidade do povo americano”, referindo-se a estrangeiros que poderiam depender do sistema de assistência social e benefícios públicos dos EUA.

Regras mais rígidas

No último dia 12, o perfil oficial no X do Departamento de Estado norte-americano comemorou a revogação de 100 mil vistos irregulares. Na publicação, o órgão diz que continuará deportando “criminosos para manter a América segura”. 

Em novembro de 2025, o departamento já havia enviado comunicado a consulados em todo o mundo determinando regras mais rígidas de avaliação com base na cláusula de “encargo público” da legislação migratória.

Os agentes foram orientados a negar vistos a candidatos levando em conta sua saúde (incluindo possibilidade de necessidade de cuidados médicos a longo prazo), idade, domínio do inglês e situação financeira.

Segundo as normas, quem for mais velho, com sobrepeso ou que tenha histórico de uso de assistência financeira governamental também pode ter pedidos de visto americano negados.

A reportagem entrou em contato com a Embaixada dos EUA no Brasil e com o Itamaraty e aguarda retorno.

Quais assuntos você deseja receber?

Ícone de sino para notificações

Parece que seu browser não está permitindo notificações. Siga os passos a baixo para habilitá-las:

1.

Ícone de ajustes do navegador

Mais opções no Google Chrome

2.

Ícone de configurações

Configurações

3.

Configurações do site

4.

Ícone de sino para notificações

Notificações

5.

Ícone de alternância ligado para notificações

Os sites podem pedir para enviar notificações

metropoles.comNotícias Gerais

Você quer ficar por dentro das notícias mais importantes e receber notificações em tempo real?