metropoles.com

EUA: atirador de Buffalo tem 26 acusações e pode receber pena de morte

Homem de 18 anos matou dez pessoas negras em supermercado. Motivação foi supremacismo branco

atualizado

Compartilhar notícia

John Normile/Getty Images
Imagem colorida mostra policiais em frente ao supermercado Tops, em Buffalo, Nova York, após ataque em massa de atirador - Metrópoles
1 de 1 Imagem colorida mostra policiais em frente ao supermercado Tops, em Buffalo, Nova York, após ataque em massa de atirador - Metrópoles - Foto: John Normile/Getty Images

O homem de 18 anos que matou dez pessoas negras em um supermercado na cidade de Buffalo, Nova York (EUA), recebeu 26 acusações federais de crime de ódio e uma “ofensa com arma de fogo”. O ataque ocorreu em 14 de maio e teve motivações racistas.

As acusações feitas pelo Departamento de Justiça estadunidense foram anunciadas pelo procurador-geral Merrick Garland em conversa com familiares das vítimas. Payton Gendron pode se tornar elegível à pena de morte.

Além de dez imputações de crime de ódio com resultado de morte, o atirador também foi responsabilizado por três crimes de ódio com lesão corporal e tentativa de morte, dez acusações de uso de arma de fogo para assassinato e três por uso e descarga de arma de fogo durante crime violento.

“Evidências balísticas recuperadas em Tops indicaram que o atirador disparou aproximadamente 60 tiros durante o ataque”, contou o procurador a repórteres que estavam no local.

Garland também ressaltou que os crimes de ódio não afetam apenas as vítimas diretas, mas a comunidade negra inteira.

A queixa criminal apresentada ao Distrito Oeste de Nova York reforça que a motivação do acusado para o tiroteio em massa foi “impedir que os negros substituíssem os brancos e eliminassem a raça branca, e inspirar outros a cometerem ataques semelhantes”.

Gendron escrevia e publicava na internet, com detalhes, seus planos de matar dezenas de pessoas negras cinco meses antes do ataque.

O jornal The Washington Post revelou que o homem planejava desde dezembro matar aqueles que ele chamava de “replacers”, algo como “substitutos”, termo ligado a uma teoria conspiratória comum entre os racistas e antissemitas. Essa teoria indica que imigrantes estariam substituindo os “americanos”, para fins eleitoriais, por exemplo. Essa tese é levantada por parte da direita dos Estados Unidos.

Receba notícias do Metrópoles no seu Telegram e fique por dentro de tudo! Basta acessar o canal: https://t.me/metropolesurgente.

Compartilhar notícia

Quais assuntos você deseja receber?

sino

Parece que seu browser não está permitindo notificações. Siga os passos a baixo para habilitá-las:

1.

sino

Mais opções no Google Chrome

2.

sino

Configurações

3.

Configurações do site

4.

sino

Notificações

5.

sino

Os sites podem pedir para enviar notificações

metropoles.comNotícias Gerais

Você quer ficar por dentro das notícias mais importantes e receber notificações em tempo real?