metropoles.com

Estados Unidos enviam porta-aviões para a península coreana

Recentes testes de mísseis balísticos da Coreia do Norte e a busca contínua do país por um programa nuclear aumentaram as tensões na região

atualizado

Compartilhar notícia

U.S.Navy/ Reprodução
Porta-aviões navega no oceano
1 de 1 Porta-aviões navega no oceano - Foto: U.S.Navy/ Reprodução

O Pentágono informou que um porta-aviões da Marinha norte-americana e seu grupo de ataque estão navegando no Oceano Pacífico Ocidental em direção à Península Coreana. Os recentes testes de mísseis balísticos da Coreia do Norte e a busca contínua do país por um programa nuclear aumentaram as tensões na região, onde navios da Marinha dos EUA são uma presença comum e servem como demonstração de força.

O Comando do Pacífico norte-americano dirigiu o porta-aviões USS Carl Vinson, com o apoio de vários destróieres e cruzadores de mísseis, para o norte do Oceano Pacífico Ocidental, conforme comunicado da Marinha. O grupo de ataque deixou Cingapura no sábado. Enviado de San Diego para o Pacífico em 5 de janeiro, o grupo participou de vários exercícios com a Força de Defesa Marítima do Japão e a Marinha da Coreia do Sul, várias iniciativas de segurança marítima e operações de patrulha de rotina no Mar da China Meridional.

Há especulação com base em imagens de satélite e análise de que a Coreia do Norte possa tentar realizar outro teste de armas nos próximos dias à medida que o país se prepara para o seu feriado nacional mais importante – o aniversário do nascimento do fundador do país em 15 de abril. A Coreia do Norte realizou três testes de mísseis no último mês, incluindo um lançamento de mísseis Scud no dia 5 de abril.

Uma fonte do governo dos EUA disse que a Marinha está enviando o grupo de ataque como uma demonstração de força. O governo Trump emitiu uma série de avisos à Coreia do Norte sobre seus testes de mísseis. No mês passado, durante uma visita à Coreia do Sul, o secretário de Estado dos EUA, Rex Tillerson, disse que a “política de paciência estratégica dos EUA terminou” e que “todas as opções estão na mesa”.

A decisão de enviar o Vinson para a Península Coreana vem em um momento em que Trump está adotando uma postura militar mais agressiva em todo o mundo. No sábado, o presidente Donald Trump e o líder sul-coreano, o presidente interino Hwang Kyo-Ahn, falaram por telefone. A Casa Branca disse que os dois concordaram em manter contato próximo sobre a Coreia do Norte e outras questões. Fonte: Associated Press e Dow Jones Newswires.

Compartilhar notícia

Quais assuntos você deseja receber?

sino

Parece que seu browser não está permitindo notificações. Siga os passos a baixo para habilitá-las:

1.

sino

Mais opções no Google Chrome

2.

sino

Configurações

3.

Configurações do site

4.

sino

Notificações

5.

sino

Os sites podem pedir para enviar notificações

metropoles.comNotícias Gerais

Você quer ficar por dentro das notícias mais importantes e receber notificações em tempo real?