Espanha: por engano, crianças tomam Minoxidil e ficam completamente peludas

O episódio se trata de um erro químico. Farmácias distribuíram a solução capilar com rótulo de Omeprazol

atualizado 11/12/2020 17:08

Crianças peludasReprodução

Ao menos 20 crianças desenvolveram pelos por todo o corpo após tomarem Minoxidil por engano em Torrelavega, na Cantábria, no norte da Espanha. De acordo com o jornal Daily Mail, uma farmácia da cidade distribuiu o remédio que ajuda no crescimento de pelos no lugar de Omeprazol, para tratar refluxo gástrico.

As crianças foram diagnosticadas com hipertricose, condição na qual o corpo do indivíduo passa a ter cabelos, que crescem descontroladamente.

Publicidade do parceiro Metrópoles 1
Publicidade do parceiro Metrópoles 2
0

Fotos divulgadas pelos familiares das vítimas mostram as crianças peludas. Conforme as autoridades locais, o xarope foi enviado às farmácias com rótulo incorreto, o que teria gerado o erro.

“Não nos disseram nada. Estou furiosa, com medo e me sinto incompreendida; é uma total falta de empatia”, reclamou uma mãe, dois anos após o ocorrido. As crianças seguem com pelos crescendo pelo corpo.

As famílias já entraram com ações judiciais contra o laboratório responsável pelo erro químico. A Agência Espanhola de Medicamentos e Produtos de Saúde havia ordenado a retirada dos lotes da Farma-Química Sur SL de circulação em 11 de julho de 2019.

Mais lidas
Últimas notícias