metropoles.com

Equador declara novo estado de emergência em 7 províncias

Presidente do Equador, Daniel Noboa determinou em decreto que as forças de segurança poderão entrar em casas e interceptar correspondências

atualizado

Compartilhar notícia

Getty Images
Imagem colorida do Daniel Noboa, presidente do Equador - Metrópoles
1 de 1 Imagem colorida do Daniel Noboa, presidente do Equador - Metrópoles - Foto: Getty Images

O presidente do Equador, Daniel Noboa, declarou um novo estado de emergência em sete das 24 províncias do país, justificando o crescimento do número de mortes violentas e outros crimes. O anúncio foi feito nessa quarta-feira (22/5).

A medida estará em vigor por 60 dias nas províncias de Guayas, El Oro, Santa Elena, Manabi, Sucumbios, Orellana e Los Rios, além de uma área da província de Azuay. Em janeiro, Noboa informou que o país estava em guerra e classificou 22 gangues criminosas como grupos terroristas.

“Hoje, nos encontramos em uma 2° etapa da guerra”, afirmou o chefe do Executivo em vídeo publicado no X (antigo Twitter).

O decreto foi enviado à Corte Constitucional e determina que as forças de segurança poderão entrar em casas e interceptar correspondências nessas províncias, sem autorização prévia. A Corte havia cancelado o decreto anterior em cinco províncias afirmando que não havia sido suficientemente justificada.

Noboa culpa gangues pelo aumento da violência e do tráficos de drogas para a Colômbia e o Peru, por meio do Equador. Além da invasão de uma emissora de televisão por homens armados em janeiro.

Compartilhar notícia

Quais assuntos você deseja receber?

sino

Parece que seu browser não está permitindo notificações. Siga os passos a baixo para habilitá-las:

1.

sino

Mais opções no Google Chrome

2.

sino

Configurações

3.

Configurações do site

4.

sino

Notificações

5.

sino

Os sites podem pedir para enviar notificações

metropoles.comNotícias Gerais

Você quer ficar por dentro das notícias mais importantes e receber notificações em tempo real?