metropoles.com

Brasil expulsa diplomata venezuelano em retaliação ao governo Maduro

Medida é uma resposta à expulsão do embaixador brasileiro em Caracas, Ruy Pereira

atualizado

Compartilhar notícia

Elza Fiúza/ABr
Elza Fiúza/ABr
1 de 1 Elza Fiúza/ABr - Foto: Elza Fiúza/ABr

O governo brasileiro declarou o encarregado de negócios da Venezuela no Brasil, Gerardo Antonio Delgado Maldonado, persona non grata. A medida foi anunciada nesta terça-feira (26/12) e é uma  retaliação à expulsão do embaixador brasileiro em Caracas, Ruy Pereira, divulgada no sábado (23). O diplomata venezuelano será obrigado a deixar o país.

Em nota divulgada no sábado (23), o Ministério das Relações Exteriores havia afirmado que aplicaria “as medidas de reciprocidade correspondentes”, caso o status de persona non grata de Pereira fosse confirmado. Embora anunciada pela ex-chanceler venezuelana Delcy Rodríguez durante o fim de semana, a expulsão do diplomata brasileiro ainda não foi comunicada oficialmente ao Itamaraty.

O ministério brasileiro não informou, no entanto, em quanto tempo Maldonado deverá deixar o país. O diplomata vive atualmente com a família em Brasília. Em geral, o status de persona non grata implica na saída do país em um intervalo de 24 a 72 horas.

A Venezuela não mantém embaixador no Brasil desde o ano passado. A medida foi tomada pelo governo de Nicolás Maduro (foto em destaque) após o impeachment da ex-presidente Dilma Rousseff, classificado pelo mandatário como “golpe’.

Ruy Pereira está no Brasil passando as festas de fim de ano. Quem assume seu posto atualmente na Venezuela é um membro do corpo diplomático encarregado de negócios. O diplomata havia sido chamado ao Brasil para consultas em setembro do ano passado, após atritos com o governo de Maduro por críticas ao processo de impeachment.

No sábado (23), também foi confirmada a expulsão do encarregado de negócios da embaixada do Canadá. O país anunciou na segunda (25) a expulsão do encarregado de negócios da Venezuela e a proibição de que o embaixador venezuelano retorne a Ottawa.

Compartilhar notícia

Quais assuntos você deseja receber?

sino

Parece que seu browser não está permitindo notificações. Siga os passos a baixo para habilitá-las:

1.

sino

Mais opções no Google Chrome

2.

sino

Configurações

3.

Configurações do site

4.

sino

Notificações

5.

sino

Os sites podem pedir para enviar notificações

metropoles.comNotícias Gerais

Você quer ficar por dentro das notícias mais importantes e receber notificações em tempo real?