metropoles.com

Eleições na Rússia: 1º dia de votação é marcado por vandalismo

Circulam nas redes sociais vários vídeos de ataques a seções eleitorais na Rússia. O país vota para eleger quem ficará no Kremlin até 2030

atualizado

Compartilhar notícia

Reprodução/Redes sociais
Imagem colorida de mulher despejando tinta em urna durante eleições na Rússia - Metrópoles
1 de 1 Imagem colorida de mulher despejando tinta em urna durante eleições na Rússia - Metrópoles - Foto: Reprodução/Redes sociais

A Rússia está prestes a eleger o seu presidente neste fim de semana, mas o primeiro dia de votação, realizado nessa sexta-feira (15/3), foi marcado por ataques com bomba, tinta e até coquetel molotov, de acordo com a agência estatal Tass.

Pelo menos 13 pessoas foram detidas por vandalismo dentro ou próximo de seções eleitorais nessa sexta. Grande parte dos incidentes ocorreu em Moscou, capital da Rússia, Voronej, no sul do país, e na região de Carachai-Circássia.

Circulam nas redes sociais vários vídeos de ataques a seções eleitorais russas. Em um deles é possível ver uma mulher derramando tinta verde em uma urna, que já tinha alguns votos depositados.

Nas imagens, a suspeita deposita o voto e depois despeja o líquido na urna transparente. Ela foi detida por policiais e deve enfrentar um processo criminal, que foi aberto por investigadores de Moscou, segundo a agência de notícias Reuters.

Confira o ataque com tinta:

Em outro caso, uma mulher chegou a atirar um coquetel molotov contra uma escola que funcionava como ponto de votação, em São Petersburgo. Segundo autoridades locais, “o ato ilícito foi rapidamente contido pela polícia”, acrescentando que não houve feridos.

Reeleição de Putin é quase certa

A expectativa é de que Vladimir Putin, que comanda o país há 25 anos, seja eleito para um quinto mandato. Assim, o líder russo ficará no Kremlin até 2030.

A Comissão Eleitoral Central (CEC) divulgou as parciais do número de votantes a poucas horas do fim do primeiro dia de votação. Até o momento, 35,4% dos eleitores já votaram, seja por papel ou de forma eletrônica — como fez Putin.

Compartilhar notícia

Quais assuntos você deseja receber?

sino

Parece que seu browser não está permitindo notificações. Siga os passos a baixo para habilitá-las:

1.

sino

Mais opções no Google Chrome

2.

sino

Configurações

3.

Configurações do site

4.

sino

Notificações

5.

sino

Os sites podem pedir para enviar notificações

metropoles.comNotícias Gerais

Você quer ficar por dentro das notícias mais importantes e receber notificações em tempo real?