metropoles.com

Egito diz que reivindicação do Estado Islâmico na queda de avião é propaganda

Tanto o Cairo quanto Moscou descartam a reivindicação do braço do EI no Sinai. Companhia aérea afirma que Airbus 321 caiu devido a fatores “externos”

atualizado

Compartilhar notícia

Reprodução
Avião russo cai no Egito
1 de 1 Avião russo cai no Egito - Foto: Reprodução

O presidente do Egito, Abdel-Fattah el-Sissi, disse nesta terça-feira (3/11) que a segurança na Península do Sinai está sob total controle e que as alegações por parte do Estado Islâmico, ao afirmar que o grupo foi o responsável por derrubar o avião russo, fazem parte de uma propaganda que visa danificar a imagem do país e “fortalecer” os militantes.

Em uma entrevista à BBC, el-Sissi também reiterou sua afirmação de que a causa do acidente só poderá ser conhecida daqui uns meses e que até então elas não devem ser especuladas.

Logo a após a queda da aeronave da companhia Metrojet, que voava do balneário egípcio de Sharm el Sheikh para a Rússia com 224 pessoas a bordo, o Estado Islâmico anunciou em seu Twitter que o grupo havia derrubado o avião para vingar os bombardeios russos contra seus militantes, em apoio ao presidente sírio Bashar al-Assad.

No entanto, o grupo não forneceu qualquer evidência que comprove sua alegação e os militantes no norte do Sinai não possuem equipamentos para abater aviões comerciais ou jatos de guerra.

Tanto o Cairo quanto Moscou descartam a reivindicação do braço do Estado Islâmico no Sinai. Já a companhia aérea disse que o Airbus 321 caiu devido a fatores “externos” e que a desintegração da aeronave no ar não aconteceu por “nenhuma falha técnica ou erro de pilotagem”.

Compartilhar notícia

Quais assuntos você deseja receber?

sino

Parece que seu browser não está permitindo notificações. Siga os passos a baixo para habilitá-las:

1.

sino

Mais opções no Google Chrome

2.

sino

Configurações

3.

Configurações do site

4.

sino

Notificações

5.

sino

Os sites podem pedir para enviar notificações

metropoles.comNotícias Gerais

Você quer ficar por dentro das notícias mais importantes e receber notificações em tempo real?