metropoles.com

Com “Covid zero”, indústria e serviços na China caem em novembro

Índice de gerentes de compras para a manufatura na China chegou aos 48 pontos neste mês, abaixo dos 49,2 pontos registrados em outubro

atualizado

Compartilhar notícia

Kevin Frayer/Getty Images
imagem colorida china
1 de 1 imagem colorida china - Foto: Kevin Frayer/Getty Images

Os indicadores oficiais que medem as atividades de indústria e serviços na China caíram em novembro, em meio aos impactos das restrições impostas pela política de “Covid zero” adotada por Pequim.

De acordo com dados divulgados nesta quarta-feira (30/11) pelo Departamento Nacional de Estatísticas (NBS), o índice de gerentes de compras (PMI, na sigla em inglês) para a manufatura chegou aos 48 pontos neste mês, abaixo dos 49,2 pontos registrados em outubro.

O dado veio abaixo das expectativas medidas pelo consenso Refinitiv, que apontavam para um PMI de 49 pontos na China.

Quando o indicador aparece acima de 50 pontos, significa expansão da atividade. Abaixo dos 50, retração.

O subíndice de produção, por sua vez, fechou o mês em 47,8 pontos, o que corresponde a uma queda de 1,8 ponto na comparação com outubro. O subíndice de novos pedidos recuou 1,7 ponto, para 46,4.

O setor de serviços da China também recuou, com o subíndice para atividades comerciais caindo para 45,1 pontos (ante 47 pontos do mês anterior).

O PMI para o setor não manufatureiro da China chegou aos 46,7 pontos em novembro, resultado inferior aos 48,7 pontos alcançados em outubro.

Construção

O segmento de construção, por outro lado, se manteve em expansão em novembro, mas desacelerou: o subíndice de atividade empresarial caiu de 58,2 para 55,4 pontos. Já o subíndice de expectativa empresarial chegou aos 59,6 pontos.

Pacote para o setor imobiliário

Há duas semanas, o governo da China anunciou um pacote de medidas para tentar evitar o colapso do setor imobiliário do país, duramente atingido pelas restrições impostas durante a pandemia de Covid-19.

O pacote do governo chinês foi anunciado pela agência que regulamenta o setor bancário no país e pelo Banco Central da China. São 16 diretrizes que têm como objetivo promover o “desenvolvimento estável e saudável” do segmento.

Compartilhar notícia

Quais assuntos você deseja receber?

sino

Parece que seu browser não está permitindo notificações. Siga os passos a baixo para habilitá-las:

1.

sino

Mais opções no Google Chrome

2.

sino

Configurações

3.

Configurações do site

4.

sino

Notificações

5.

sino

Os sites podem pedir para enviar notificações

metropoles.comNotícias Gerais

Você quer ficar por dentro das notícias mais importantes e receber notificações em tempo real?