*
 

Um funcionário do Google cometeu um erro e causou um prejuízo milionário para a empresa de tecnologia. A empresa não se pronunciou sobre a escala do problema, mas uma fonte do setor publicitário estimou um custo potencial de US$ 10 milhões (R$ 39 milhões). A falha, segundo reportagem do jornal Folha de S.Paulo, aconteceu na noite de terça-feira (4/12), e o falso anúncio, um retângulo amarelo sem texto, apareceu em muitos sites e apps nos Estados Unidos e na Austrália. A publicação ficou no ar por aproximadamente 45 minutos.

“A incapacidade de evitar um erro humano tão corriqueiro é um revés para o Google, que liderou a automação do processo de colocação de publicidade on-line e é visto, em geral, como líder na aplicação da inteligência artificial à maneira pela qual esses mercados funcionam. O Google confirmou o erro e disse que honrará os pagamentos aos provedores de conteúdo por quaisquer anúncios adquiridos”, informa o jornal.

De acordo a publicação, o erro aconteceu quando um grupo de trainees da área de publicidade estava sendo ensinado a usar o sistema eletrônico.