metropoles.com

Donald Trump anuncia tarifa de 35% para produtos do Canadá

De acordo com Trump, tarifa de 35% é resposta à ineficiência do Canadá em impedir a entrada de drogas nos Estados Unidos

atualizado

metropoles.com

Compartilhar notícia

Andrew Harnik/Getty Images
Imagem colorida mostra Donald Trump - Metrópoles
1 de 1 Imagem colorida mostra Donald Trump - Metrópoles - Foto: Andrew Harnik/Getty Images

O presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, anunciou nesta quinta-feira (10/7) uma tarifa de 35% sobre os produtos do Canadá. A decisão foi anunciada por ele por meio da rede social Truth.

Em carta endereçada ao primeiro-ministro canadense, Mark Carney, o líder norte-americano justificou a taxação como uma retaliação à suposta facilitação do país à entrada de drogas nos EUA. Assim como a tarifa de 50% imposta ao Brasil, a taxa do Canadá passará a valer a partir do dia 1º de agosto.

O argumento contra os produtos canadenses, apresentado por Trump nesta quinta, já havia sido utilizado por ele em janeiro, quando determinou tarifas de 25% sobre as importações vindas do Canadá. 

De acordo com Trump, caso o governo canadense decida retaliar a decisão por meio do aumento de tarifas contra os EUA, a taxa imposta ao Canadá será elevada novamente com o acréscimo de Ottawa. Essa mesma ameaça foi feita pelo republicano ao Brasil na carta enviada ao presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT).

Caso o Canadá trabalhe com Trump para interromper a entrada de drogas nos EUA, o presidente norte-americano falou que pode considerar reajustes na tarifa.

Até o momento, 22 países, entre eles o Brasil, receberam as cartas com o anúncio de tarifas unilaterais dos EUA. 

Quais assuntos você deseja receber?

Ícone de sino para notificações

Parece que seu browser não está permitindo notificações. Siga os passos a baixo para habilitá-las:

1.

Ícone de ajustes do navegador

Mais opções no Google Chrome

2.

Ícone de configurações

Configurações

3.

Configurações do site

4.

Ícone de sino para notificações

Notificações

5.

Ícone de alternância ligado para notificações

Os sites podem pedir para enviar notificações

metropoles.comNotícias Gerais

Você quer ficar por dentro das notícias mais importantes e receber notificações em tempo real?