metropoles.com

Ditador Kim Jong-un parabeniza Lula por vitória nas eleições

Líder da Coreia do Norte disse ter “confiança de que a relação amigável e cooperativa entre os países será aprimorada”

atualizado

Compartilhar notícia

Reprodução
Kim Jong-un, líder ditador da Coreia do Norte
1 de 1 Kim Jong-un, líder ditador da Coreia do Norte - Foto: Reprodução

O ditador norte-coreano Kim Jong-un parabenizou, nesta quarta-feira (2/11), o presidente eleito Luiz Inácio Lula da Silva (PT) pela vitória nas eleições contra Jair Bolsonaro (PL).

“Felicito-o pela sua eleição como presidente da República Federativa do Brasil, resumiu o líder da Coreia do Norte”, em comunicado divulgado pelo Ministério das Relações Exteriores do país asiático.

Kim também disse ter “confiança de que a relação amigável e cooperativa entre os países será aprimorada e fortalecida de acordo com as necessidades dos tempos”.

Líderes parabenizam Lula

O norte-coreano agora se junta à lista de presidentes, chefes de Estado e primeiros-ministros mundiais que parabenizaram Lula. Os líderes publicaram felicitações em suas línguas oficiais, e uma versão em português.

Antes mesmo da declaração oficial do Tribunal Superior Eleitoral (TSE), o presidente da Colômbia, Gustavo Petro, foi o primeiro a saudar o brasileiro.

Veja o post:

Joe Biden, presidente dos EUA, enviou parabéns em uma nota oficial da Casa Branca. “Estou ansioso para trabalharmos juntos e continuarmos a cooperação entre os países nos meses e anos a frente”.

“Eu envio meus parabéns a Luiz Inácio Lula da Silva na eleição dele para ser o próximo presidente do Brasil segundo eleições livres, justas e confiáveis. Estou ansioso para trabalharmos juntos e continuarmos a cooperação entre os dois países pelos meses e anos que temos pela frente”, diz a nota.

Veja:

O presidente da China, Xi Jinping, parabenizou o presidente eleito e citou a “parceria estratégica” entre a China e o Brasil, bem como “interesses e responsabilidades comuns”.

O primeiro-ministro da Espanha, Pedro Sanches, saudou Lula pela vitória em uma eleição “em que o Brasil decidiu apostar pelo progresso e pela esperança”.

Confira o post:

Emmanuel Macron, da França afirmou que a eleição de Lula “dá início a um novo capítulo da história do Brasil”.

Veja:

António Costa, primeiro-ministro de Portugal, diz que encara com “grande entusiasmo o trabalho conjunto” entre os dois países nos próximos anos.

Alberto Fernández, da Argentina, diz que começa um tempo de esperança começa na América Latina.

O chanceler alemão Olaf Scholz diz que “aguarda com expectativa uma cooperação estreita estreita e confiável com o Brasil”.

O presidente da Venezuela, Nicolás Maduro, afirmou que a democracia venceu no Brasil.

Primeiro-ministro do Canadá, Justin Trudeau afirmou que o povo do Brasil decidiu. “Estou ansioso para trabalhar com Lula, para fortalecer a parceria entre os nossos dois países, com objetivo de entregar resultados aos canadenses e aos brasileiros, e para avançar em prioridades compartilhadas — como proteger o meio ambiente. Parabéns, Lula”, disse no Twitter.

Veja:

Andrés Manuel, presidente do México, disse: “Lula ganhou, bendido seja o povo do Brasil. Haverá igualdade e humanidade”.

Confira:

Rishi Sunak, recém-empossado primeir0-ministro do Reino Unido, diz que está ansioso para trabalhar com o Brasil em pautas de importância global, entre elas, as mudanças climáticas e os valores democráticos.

“Parabéns a Lula pela vitória nas eleições brasileiras. Estou ansioso para trabalharmos juntos nas questões que importam para o Reino Unido e o Brasil, desde o crescimento da economia global até a proteção dos recursos naturais do planeta e a promoção de valores democráticos”.

Confira:

O secretário de estado norte-americano, Antony Blinken, escreveu:

“Parabéns ao povo brasileiro por exercer seu direito de voto e reafirmar a força de sua democracia. Estamos ansiosos para continuar nossa forte parceria com o presidente eleito Lula, enquanto construímos um hemisfério democrático, próspero e equitativo”. 

Compartilhar notícia

Quais assuntos você deseja receber?

sino

Parece que seu browser não está permitindo notificações. Siga os passos a baixo para habilitá-las:

1.

sino

Mais opções no Google Chrome

2.

sino

Configurações

3.

Configurações do site

4.

sino

Notificações

5.

sino

Os sites podem pedir para enviar notificações

metropoles.comNotícias Gerais

Você quer ficar por dentro das notícias mais importantes e receber notificações em tempo real?