metropoles.com

Coreia do Norte viola acordo para perseguir fugitivo que ia para o Sul

Soldado é visto atravessando a fronteira; cerca de 30 mil norte-coreanos já fugiram para o Sul desde o final da Guerra da Coreia

atualizado

Compartilhar notícia

Reprodução
capture-20171122-113147
1 de 1 capture-20171122-113147 - Foto: Reprodução

O Comando das Nações Unidas (UNC, na sigla em inglês) afirmou nesta quarta-feira (22/11), que a Coreia do Norte violou o acordo de armistício de 1953, que colocou fim à Guerra da Coreia, quando um soldado norte-coreano atravessou a fronteira com a Coreia do Sul para perseguir o soldado que fugiu e foi baleado no último dia 13.

O UNC divulgou um vídeo em que o homem é visto ultrapassando a linha de demarcação enquanto outros soldados disparam contra o desertor, que foi atingido por seis tiros. O coronel Chad G Carroll, do comando, disse que o Norte violou o acordo por “um, ter disparado através da linha de demarcação militar e, dois, ter atravessado temporariamente”.

Veja as imagens da perseguição ao desertor disponibilizados pelo Washington Post:

Um comunicado do UNC informou que a Coreia do Norte foi notificada da violação e solicitou uma reunião para discutir os resultados da investigação e as medidas para prevenir futuras violações como essa. Cerca de 30 mil norte-coreanos fugiram para a Coreia do Sul, principalmente pela China, desde o final da Guerra da Coreia.

Soldado passa bem
O soldado norte-coreano que foi baleado por companheiros do exército ao fugir para a Coreia do Sul recuperou a consciência e pediu para ouvir uma música sul-coreana, segundo informou médicos nesta terça (21).

“Este é o Sul, verdade? Quero escutar ma música sul-coreana”, pediu o soldado de quase 20 anos a fim de ter certeza de que tinha conseguido sair do próprio país. De acordo com o Hospital Universitário Ajou (ao sul de Seul), no qual está internado, o soldado não precisa de aparelhos para respirar depois de duas cirurgias, mas ainda não se encontra suficientemente estável para se comunicar com naturalidade ou falar com a imprensa. Os médicos pretendem deixá-lo ainda na unidade de terapia intensiva por alguns dias para prevenir possíveis infecções.

O soldado utilizou um carro, a princípio, para fazer o cruzamento das fronteiras, mas teve de deixá-lo para trás após uma das rodas emperrar numa vala Quando começou a correr, soldados norte-coreanos dispararam mais de 40 tiros, sendo que seis atingiram o fugitivo. O incidente ocorreu às 16h (4h em Brasília) na Área de Segurança Conjunta (JSA) de Panmunjom, o único lugar da linha de demarcação militar onde, teoricamente, soldados das duas Coreias se veem frente a frente.

Compartilhar notícia

Quais assuntos você deseja receber?

sino

Parece que seu browser não está permitindo notificações. Siga os passos a baixo para habilitá-las:

1.

sino

Mais opções no Google Chrome

2.

sino

Configurações

3.

Configurações do site

4.

sino

Notificações

5.

sino

Os sites podem pedir para enviar notificações

metropoles.comNotícias Gerais

Você quer ficar por dentro das notícias mais importantes e receber notificações em tempo real?

Notificações