metropoles.com

Em meio a falas sobre guerra, Coreia do Norte se aproxima da Rússia

Com aumento de tensão na península coreana, Rússia e Coreia do Norte fortaleceram laços em reunião bilateral realizada em Moscou

atualizado

Compartilhar notícia

Contributor/Getty Images
Imagem colorida mostra Vladimir Putin em primeiro plano e Kim Jong-un ao fundo - Metrópoles
1 de 1 Imagem colorida mostra Vladimir Putin em primeiro plano e Kim Jong-un ao fundo - Metrópoles - Foto: Contributor/Getty Images

O governo da Rússia reiterou seu apoio a Coreia do Norte, e afirmou que pretende impulsionar a cooperação com o país liderado por Kim Jong-un “em todas as áreas, incluindo as sensíveis”. A declaração do Kremlin aconteceu após uma reunião bilateral entre os ministros das Relações Exteriores dos dois países, realizada nessa terça-feira (16/1) em Moscou.

De acordo com o chanceler Sergey Lavrov, o encontro com sua homóloga, Choe Son-hui, buscou discutir acordos firmados entre Vladimir Putin e Kim Jon-un em setembro de 2023, em um encontro realizado na Rússia durante uma das raras agendas internacionais do ditador norte-coreano.

Na ocasião, especula-se que a troca de armamento norte-coreano por tecnologia militar russa foi um dos principais pontos da reunião entre os dois presidentes. A informação, no entanto, não foi confirmada por nenhum dos dois governos apesar de Lavrov agradecer o “apoio à posição da Rússia, incluindo em questões relacionadas a nossa operação militar especial na Ucrânia” durante o recente encontro com Choe Son-hui.

Após a reunião, os resultados foram apresentados pelos dois diplomatas ao presidente russo, Vladimir Putin.

Além da discussão de relações bilaterais, o Kremlin informou que a situação na península coreana foi um dos temas discutidos com a delegação norte-coreana. A região, desde o último ano, vive período de instabilidade com ameaças, exercícios militares e testes de mísseis envolvendo Coreia do Norte, Coreia do Sul e Estados Unidos.

Compartilhar notícia

Quais assuntos você deseja receber?

sino

Parece que seu browser não está permitindo notificações. Siga os passos a baixo para habilitá-las:

1.

sino

Mais opções no Google Chrome

2.

sino

Configurações

3.

Configurações do site

4.

sino

Notificações

5.

sino

Os sites podem pedir para enviar notificações

metropoles.comNotícias Gerais

Você quer ficar por dentro das notícias mais importantes e receber notificações em tempo real?