metropoles.com

Coreia do Norte é ameaçada após intenção de lançar satélite espião

Em abril, o regime de Kim Jong Un anunciou a produção do primeiro satélite espião da Coreia do Norte, que pode ser lançado nos próximos dias

atualizado

Compartilhar notícia

Reprodução/KCNA
Imagem colorida de Kim Jong-un realizando discurso na Coreia do Norte - Metrópoles
1 de 1 Imagem colorida de Kim Jong-un realizando discurso na Coreia do Norte - Metrópoles - Foto: Reprodução/KCNA

O regime de Kim Jong Un voltou a ser alvo de ameaças após a intenção de lançar um satélite espião no espaço nos próximos dias.

Segundo autoridades do Japão, o governo norte-coreano emitiu um relatório informando que o satélite será lançado por meio de um míssil balístico, entre 31 de maio e 11 de junho. Em abril deste ano, a Coreia do Norte anunciou o fim da produção do equipamento de vigilância.

O anúncio gerou fortes reações de Tóquio e Seul. O primeiro-ministro japonês, Fumio Kishida, pediu que o país colabore com os Estados Unidos e Coreia do Sul para garantir que o satélite não seja lançado. Além disso, sistemas antimísseis foram colocados em alerta, com ordens para abater qualquer projétil que ameace o território do Japão.

A Coreia do Sul informou que a Coreia do Norte “pagará os preços devidos” caso prossiga com o lançamento. “Avisamos veementemente contra o anúncio da Coreia do Norte de ações provocativas que ameaçam a paz regional e os instamos a retirar imediatamente seu plano de lançamento ilegal”, afirmou o porta-voz do Ministério das Relações Exteriores da Coreia do Sul, Lim Soo-suk.

Além dos dois países asiáticos, os Estados Unidos se pronunciaram sobre o possível lançamento de um satélite espião norte-coreano. De acordo com um porta-voz do Departamento de Estado, a ação representaria violações à resolução da Organização das Nações Unidas (ONU), que proíbe a Coreia do Norte de testar mísseis de longo alcance.

Compartilhar notícia

Quais assuntos você deseja receber?

sino

Parece que seu browser não está permitindo notificações. Siga os passos a baixo para habilitá-las:

1.

sino

Mais opções no Google Chrome

2.

sino

Configurações

3.

Configurações do site

4.

sino

Notificações

5.

sino

Os sites podem pedir para enviar notificações

metropoles.comNotícias Gerais

Você quer ficar por dentro das notícias mais importantes e receber notificações em tempo real?

Notificações