metropoles.com

SpaceX diz ter acionado comando para explodir foguete após lançamento

Primeiro voo de teste da SpaceX, empresa de Elon Musk, aconteceu nessa quinta (20/4). Bilionário prevê nova decolagem nos próximo meses

atualizado

Compartilhar notícia

Reprodução
Imagem do foguete Starship, da SpaceX, decolando, em meio a uma nuvem de fumaça - Metrópoles
1 de 1 Imagem do foguete Starship, da SpaceX, decolando, em meio a uma nuvem de fumaça - Metrópoles - Foto: Reprodução

O foguete Starship, desenvolvido pela empresa norte-americana SpaceX, explodiu logo após a decolagem nessa quinta-feira (20/4). A companhia, do bilionário Elon Musk, confirmou que a explosão ocorreu após a espaçonave apresentar falhas em seu motor e, por isso, o sistema de destruição em voo foi ativado.

“A nave apresentou múltiplas falhas em seu motor no voo de teste, perdeu altitude e começou a despencar”, explicou a SpaceX. A nave, no segundo andar do foguete, deveria ter se desprendido da base logo após a decolagem, mas isso não ocorreu.

“O sistema de destruição em voo foi ativado tanto no lançador quanto na nave”, esclareceu a empresa.

O Starship, maior foguete já construído, decolou às 8h30 (horário local) da base espacial da SpaceX em Boca Chica, no Texas, nos Estados Unidos. Apesar da falha, a empresa norte-americana comemorou o lançamento.

“Parabéns à equipe da SpaceX pelo emocionante lançamento de teste da Starship! Aprendemos muito para o próximo teste de lançamento, em alguns meses”, publicou o bilionário em sua conta do Twitter.

Se bem-sucedido, o voo deveria ter uma duração de 1h30 para completar uma volta quase completa em torno da Terra até cair no Oceano Pacífico.

Confira o lançamento:

Inovação

A empresa do bilionário Elon Musk tem como objetivo desenvolver um projeto capaz de transportar, de forma segura, pessoas e cargas para a órbita da Terra, Lua, Marte e outros. O lançamento do Starship apresenta resultados positivos no avanço desse propósito da SpaceX.

Segundo a companhia norte-americana, há o interesse de acoplar uma pequena estação espacial que irá orbitar a Lula para apoiar em projetos espaciais para exploração lunar, além de fornecer mais suprimentos e equipamentos científicos.

Compartilhar notícia

Quais assuntos você deseja receber?

sino

Parece que seu browser não está permitindo notificações. Siga os passos a baixo para habilitá-las:

1.

sino

Mais opções no Google Chrome

2.

sino

Configurações

3.

Configurações do site

4.

sino

Notificações

5.

sino

Os sites podem pedir para enviar notificações

metropoles.comNotícias Gerais

Você quer ficar por dentro das notícias mais importantes e receber notificações em tempo real?

Notificações