Sistema de reconhecimento facial identifica pessoas mesmo usando máscaras

Sistema é capaz de usar apenas as partes que não estão cobertas pela proteção facial, como os olhos, para verificar a identidade

atualizado 07/01/2021 19:09

People seen walking on the streets wearing facemasks as aViola Kam / SOPA Images / LightRocket via Getty Images

Uma empresa japonesa que desenvolve sistemas de reconhecimento facial lançou um equipamento capaz de identificar as pessoas mesmo quando elas estão usando máscaras. Equipamento se tornou essencial em todo o planeta na luta contra a pandemia de coronavírus, que causa a Covid-19.

Segundo a NEC Corporation, o sistema é capaz de usar apenas as partes que não estão cobertas pela proteção facial, como os olhos, para verificar a identidade.

0

Para isso é utilizada uma câmera integrada, instalada nos pontos adequados. Os rostos das pessoas são capturados em tempo real. O software é capaz de processar imagens de múltiplas câmeras, extraindo e combinando milhares de rostos por minuto.

A Polícia Metropolitana de Londres (Met) já utiliza o sistema para comparar rostos em multidões com aqueles que estão em suas listas de observação. Outros clientes que já estão usando o aparato são a companhia aérea Lufthansa e a Swiss International Airlines.

De acordo com um relatório do Instituto Nacional de Padrões e Tecnologia, antes da pandemia do coronavírus, os algoritmos de reconhecimento facial não conseguiam identificar 20-50% das imagens de pessoas usando máscaras.

No final de 2020, no entanto, houve grande melhoria na precisão do sistema.

Há controvérsias

Os sistemas de reconhecimento facial ainda apresentado controvérsias mundo afora, seja por conta das dúvidas sobre quão bem os sistemas reconhecem os vários tons de pele, ou preocupações éticas sobre invasão de privacidade.

Tanto que, em alguns países, como o País de Gales, considera seu uso ilegal pela polícia. Nos Estados Unidos, grandes empresas de tecnologia, incluindo Amazon e IBM, também suspenderam o uso do software.

Últimas notícias