*
 

Um objeto interestelar, visto com a ajuda de telescópios no ano passado, pode ser na verdade uma espécie de espião enviado por alienígenas para observar a Terra. Segundo dois cientistas do Centro de Astrofísica de Harvard, Abraham Loeb e Shmuel Bialy, o Oumuamua, como é chamado o objeto, é o primeiro a entrar no nosso sistema solar e a rota dele parece ter sido direcionada.

“Pode ser (parte) de uma sonda totalmente operacional enviada intencionalmente para as proximidades da Terra por uma civilização alienígena”, dizem os autores do estudo de Harvard à CNN. Oumuamua significa “a mensagem que alcança o distante passado” em dialeto havaiano.

Os cientistas ainda acreditam que o objeto pode ter sido usado para transporte de cargas entre planetas e estrelas. “O objeto vem de fora do Sistema Solar. É como se fosse passar direto pelo Sol, mas o efeito gravitacional faz com que faça uma trajetória em volta do Sol. Conforme se aproxima do Sol, ele dá uma acelerada enquanto perde massa no sentido oposto. O problema é que, quando está indo embora dessa trajetória, começa a perder massa no mesmo sentido, então você espera que ele desacelere. Em vez disso, acelera. A gente não conhece nenhum mecanismo natural que faça isso. Um mecanismo artificial é a vela”, explicam os autores.