metropoles.com

Novo ciberataque afeta empresas de diversos países da Europa

Acredita-se que o vírus, chamado de ransomware, faz parte de um software alterado para interromper sistemas computacionais

atualizado

Compartilhar notícia

iStock
roubo estelionato
1 de 1 roubo estelionato - Foto: iStock

Um ataque cibernético atinge nesta terça-feira (27/6) diversas empresas no continente europeu, com destaque para o Reino Unido, Dinamarca, Espanha e Ucrânia, segundo informações do jornal britânico Daily Telegraph.

Companhias, o aeroporto de Kiev, departamentos do governo, o serviço de metrô e o site do banco central da Ucrânia teriam sido os primeiros a sofrer um ciberataque na Europa nesta terça, de acordo com o jornal.

Acredita-se que o vírus, chamado de ransomware, faz parte de um software alterado para interromper sistemas computacionais, que então exige uma extorsão em dinheiro para consertar o problema. De acordo com a empresa de segurança Group-IB, o vírus que causou o problema foi identificado como Petya e não uma versão do WannaCry, que atingiu mais de 150 países em maio.

A Maersk, uma das maiores empresas de transporte e logística da Europa, situada na Dinamarca, divulgou em seu Twitter que 17 de seus terminais sofreram o mesmo ataque cibernético que as instituições ucranianas.

Na Rússia, segundo o Daily Telegraph, a gigante de petróleo Rosneft confirmou que seus servidores sofreram um “forte” ciberataque.

O jornal El Confidencial, da Espanha, reportou que ataques de ransomware atingiram escritórios de multinacionais do país, como a Mondelez. O jornal ainda afirmou que a gigante farmacêutica americana Merck também teria sido atingida pelo ataque cibernético.

Reincidência
No mês passado, outro ciberataque afetou instituições de pelo menos 150 países em todo o mundo. Inclusive, o Brasil. O ciberataque atingiu parte das redes de empresas e órgãos públicos.

Compartilhar notícia

Quais assuntos você deseja receber?

sino

Parece que seu browser não está permitindo notificações. Siga os passos a baixo para habilitá-las:

1.

sino

Mais opções no Google Chrome

2.

sino

Configurações

3.

Configurações do site

4.

sino

Notificações

5.

sino

Os sites podem pedir para enviar notificações

metropoles.comNotícias Gerais

Você quer ficar por dentro das notícias mais importantes e receber notificações em tempo real?