“Nova” camada da Terra é descoberta sob placas tectônicas
Composta por rochas que estão parcialmente derretidas, essa camada pode ajudar a entender como as placas tectônicas se movimentam
atualizado
Compartilhar notícia

Uma nova camada no interior do planeta Terra foi descoberta por um grupo de pesquisadores dos Estados Unidos.
Composta por rochas que estão parcialmente derretidas, essa camada pode ajudar a entender como as placas tectônicas se movimentam.
A pesquisa foi publicada esta semana no site especializado Nature Geoscience. De acordo com o estudo, a nova camada está entre a crosta terrestre e o manto, abaixo das placas tectônicas.
Esta região de transição é conhecida como Astenosfera. Ela é responsável por permitir o movimento das tectônicas sobre o manto, por conta da “maciez” que possui.
Camada macia
Os cientistas ressaltam que o motivo para esta região de transição ter esta textura “macia” ainda não foi totalmente compreendida.
Mas descobriram que a convecção de calor e rocha – transferência de calor que ocorre em fluidos que apresentam diferenças de temperatura em seu conteúdo – que acontecem no manto é a responsável pelo movimento das placas tectônicas.
Mesmo que boa parte do interior da Terra seja sólido, as rochas podem se movimentar para camadas mais internas e externas do manto de acordo com sua temperatura.