metropoles.com

Morre Larry Tesler, o inventor das funções “copiar” e “colar”

Graças às inovações do cientista de 74 anos, os computadores se tornaram simples de aprender e usar. A causa do óbito não foi revelada

atualizado

Compartilhar notícia

Wikimedia
tesler
1 de 1 tesler - Foto: Wikimedia

Um “herói” quase anônimo, mas de contribuição ímpar à informática, o cientista da computação Larry Tesler morreu aos 74 anos na segunda-feira (17/02/2020). A causa do óbito não foi revelada.

Tesler começou a trabalhar no Vale do Silício no início dos anos 1960, numa época em que os computadores eram inacessíveis à grande maioria das pessoas.

Graças às suas inovações, os computadores pessoais se tornaram simples de aprender e usar. Possivelmente, a inovação mais famosa, os comandos copiar, recortar e colar, foi baseada no antigo método de edição, no qual as pessoas cortavam fisicamente partes do texto impresso e as colavam em outros lugares.

O método onipresente que hoje é imprescindível para qualquer edição de texto em interfaces tecnológicas foi incorporado no software da Apple no computador Lisa em 1983 e no Macintosh original, lançado no ano seguinte.

A Xerox, onde Tesler passou parte de sua carreira, prestou homenagem ao cientista. “O inventor de recortar / copiar e colar, encontrar e substituir e muito mais, foi o ex-pesquisador da Xerox, Larry Tesler”, twittou a empresa. “Seu dia de trabalho é mais fácil graças às ideias revolucionárias dele.”

Getty Images
Larry Tesler, retratada no PC Forum em 1989, trabalhou para tornar os computadores mais acessíveis

Simplificando tudo

De acordo com o currículo dele, depois de se formar em ciência da computação na Universidade de Stanford, Tesler se especializou em design de interface do usuário, cujo trabalho era simplesmente fazer com que os sistemas de computador ficassem mais fáceis de usar.

Nascido em 1945 em Nova York, ele trabalhou para várias grandes empresas de tecnologia durante sua longa carreira. Começou no Centro de Pesquisa Xerox Palo Alto (Parc), antes de Steve Jobs o perseguir pela Apple, onde passou 17 anos e chegou ao cargo de cientista-chefe.

Depois de deixar a Apple, criou uma empresa de educação e trabalhou por breves períodos na Amazon e no Yahoo.

Embora haja, sem dúvida, inúmeras outras contribuições que Tesler fez para a computação moderna como parte de seu trabalho em equipes da Xerox e da Apple que talvez nunca venham à tona, suas contribuições conhecidas são imensas.

Tesler é uma das principais razões pelas quais os computadores saíram de centros de pesquisa para as residências.

Compartilhar notícia

Quais assuntos você deseja receber?

sino

Parece que seu browser não está permitindo notificações. Siga os passos a baixo para habilitá-las:

1.

sino

Mais opções no Google Chrome

2.

sino

Configurações

3.

Configurações do site

4.

sino

Notificações

5.

sino

Os sites podem pedir para enviar notificações

metropoles.comNotícias Gerais

Você quer ficar por dentro das notícias mais importantes e receber notificações em tempo real?