metropoles.com

Minicérebro cultivado em laboratório consegue jogar videogame. Vídeo

As células cerebrais humanas a partir de células-tronco e de embriões de camundongos conseguiram aprender o jogo em cinco minutos

atualizado

Compartilhar notícia

Cortical Labs/Divulgação
Minicérebro
1 de 1 Minicérebro - Foto: Cortical Labs/Divulgação

Pesquisadores conseguiram desenvolver células cerebrais em um laboratório e treiná-las para jogar videogame.

O joguinho usado no treino desta Inteligência Artificial é o Pong, que consiste em uma simulação básica dos jogos de tênis, onde uma barra tem que se movimentar a tempo de rebater a bolinha que fica em movimento na tela.

Em artigo publicado na revista Neuron, o Dr. Brett Kagan, da empresa Cortical Labs, afirma que este é o primeiro cérebro “sensível” cultivado em laboratório, em um prato.

Segundo o estudo, o minicérebro é capaz de receber informações de uma fonte externa, processá-las e responder em tempo real.

A equipe cultivou as células cerebrais humanas a partir de células-tronco e de embriões de camundongos para formar uma coleção de 800 mil.

Aprendizado rápido

O minicérebro foi conectado ao videogame por meio de eletrodos que indicavam de que lado a bola estava e a que distância da barra usada para rebater. Segundo os pesquisadores, ele aprendeu a jogar em cinco minutos.

Brett Kagan espera que a tecnologia possa vir a ser usada para testar tratamentos para doenças neurodegenerativas, como Alzheimer.

Para quê?

Os minicérebros foram produzidos pela primeira vez em 2013, para estudar a microcefalia, um distúrbio genético em que o órgão nasce muito pequeno, e desde então têm sido usados para pesquisas sobre o desenvolvimento do cérebro.

No entanto, esta é a primeira vez que eles são conectados com um ambiente externo e reagem a ele, neste caso um videogame.

Compartilhar notícia

Quais assuntos você deseja receber?

sino

Parece que seu browser não está permitindo notificações. Siga os passos a baixo para habilitá-las:

1.

sino

Mais opções no Google Chrome

2.

sino

Configurações

3.

Configurações do site

4.

sino

Notificações

5.

sino

Os sites podem pedir para enviar notificações

metropoles.comNotícias Gerais

Você quer ficar por dentro das notícias mais importantes e receber notificações em tempo real?

Notificações