Iceberg em formato “perfeito” é encontrado na Antártida pela Nasa

Clique foi publicado em 17 de outubro no perfil da agência no Twitter, mas repercutiu nas redes sociais esta semana

atualizado 24/10/2018 12:09

NASA/Jeremy Harbeck

Durante um sobrevoo pela Antártica, um iceberg com um formato bastante curioso chamou a atenção de pesquisadores da Nasa. Sem qualquer manipulação humana, sim pela própria natureza, o imenso bloco de gelo possui bordas retas e a superfície incrivelmente lisa, como se tivesse sido cortado por uma máquina.

Em seu perfil no Twitter, a agência explica o formato perfeito do iceberg tabular. Trata-se de um bloco que deve ter se desprendido recentemente e, por isso, ainda não foi “moldado” e rachado pelo contato com a água. “A superfície plana e os ângulos retos indicam que provavelmente foi originado recentemente da plataforma de gelo Larsen C, na península Antártica”, afirmou a Nasa no post.

<blockquote class=”twitter-tweet” data-lang=”pt”><p lang=”en” dir=”ltr”>From yesterday&#39;s <a href=”https://twitter.com/hashtag/IceBridge?src=hash&amp;ref_src=twsrc%5Etfw”>#IceBridge</a> flight: A tabular iceberg can be seen on the right, floating among sea ice just off of the Larsen C ice shelf. The iceberg&#39;s sharp angles and flat surface indicate that it probably recently calved from the ice shelf. <a href=”https://t.co/XhgTrf642Z”>pic.twitter.com/XhgTrf642Z</a></p>&mdash; NASA ICE (@NASA_ICE) <a href=”https://twitter.com/NASA_ICE/status/1052601381712887809?ref_src=twsrc%5Etfw”>17 de outubro de 2018</a></blockquote>
<script async src=”https://platform.twitter.com/widgets.js” charset=”utf-8″></script>

Pelas imagens, não é possível dizer o tamanho exato do bloco, mas especialistas arriscam dizer que ele deve possuir cerca de 1,6km de largura. Apesar de ser raro, este não é o primeiro iceberg tabular visto por cientistas da Nasa. O maior deles tinha 11 mil quilômetros quadrados.

0

Últimas notícias