metropoles.com

Grande tempestade solar atinge a Terra e deve produzir aurora boreal

Uma aurora boreal deve ficar visível quando uma grande tempestade solar atingir o planeta Terra

atualizado

Compartilhar notícia

Maria Vojtovicova/Unsplash
Aurora boreal azulada - Metrópoles
1 de 1 Aurora boreal azulada - Metrópoles - Foto: Maria Vojtovicova/Unsplash

Uma forte tempestade solar deve produzir uma intensa aurora boreal nos céus do Reino Unido no início desta semana.

Especialistas afirmam que o fenômeno deve ser visível sob céu claro no extremo norte da Inglaterra e Irlanda do Norte até a noite de terça-feira (12/4), segundo informações do Met Office, serviço nacional de meteorologia do Reino Unido.

0

Ainda de acordo com o Met Office, a tempestade solar decorre de uma ejeção de massa coronal (CME), uma expulsão maciça de plasma da coroa do sol (sua camada mais externa).

As luzes do Norte são criadas por distúrbios na magnetosfera da Terra causados ​​por um fluxo de partículas do sol e geralmente estão concentradas em torno dos pólos magnéticos da Terra.

Além da vista incrível da aurora boreal, a tempestade solar pode causar outros efeitos potenciais, como flutuações da rede elétrica e as irregularidades de orientação das naves espaciais na forma de “arrasto aumentado” nas órbitas baixas da Terra.

Tempestade forte

A Administração Nacional Oceânica e Atmosférica (NOAA), nos Estados Unidos, chegou a emitir um alerta, nesse domingo (10/4), de mudanças no campo magnético interplanetário.

O alerta se refere a uma tempestade “forte”, que pode afetar sistemas de energia e operações de naves espaciais, incluindo problemas de orientação.

No hemisfério Norte, há uma chance de que a atividade auroral resultante da tempestade dure de domingo a terça-feira.

“A aurora oval deverá diminuir gradualmente mais tarde em 11 e 12 de abril, com avistamentos de auroras se tornando menos prováveis”, afirmou o serviço meteorológico.

Aurora Boreal
Aurora boreal em Reykjavik, na Islândia

O que é uma tempestade solar

Vale lembrar que uma tempestade solar ou geomagnética é uma grande perturbação da magnetosfera da Terra, a área ao redor da Terra controlada pelo campo magnético do nosso planeta.

De acordo com a Nasa, uma tempestade solar ocorre quando há uma troca muito eficiente de energia do vento solar para o ambiente espacial ao redor da Terra.

A magnetosfera da Terra é criada pelo nosso campo magnético e nos protege da maioria das partículas que o sol emite. No entanto, quando um CME ou fluxo de alta velocidade chega à Terra, ele atinge a magnetosfera.

Se o campo magnético solar que chega é direcionado para o Sul, ele interage fortemente com o campo magnético da Terra com orientação oposta.

O campo magnético da Terra é então aberto como uma cebola, permitindo que partículas energéticas do vento solar fluam pelas linhas do campo para atingir a atmosfera sobre os pólos.

Compartilhar notícia

Quais assuntos você deseja receber?

sino

Parece que seu browser não está permitindo notificações. Siga os passos a baixo para habilitá-las:

1.

sino

Mais opções no Google Chrome

2.

sino

Configurações

3.

Configurações do site

4.

sino

Notificações

5.

sino

Os sites podem pedir para enviar notificações

metropoles.comNotícias Gerais

Você quer ficar por dentro das notícias mais importantes e receber notificações em tempo real?