Cobras voadoras que pulam entre árvores são alvos de pesquisas científicas

A espécie é venenosa e pode planar por até 24 metros

atualizado 03/07/2020 12:14

Reprodução

Era o que faltava para completar 2020. Se uma cobra no chão já causa medo em muitas pessoas, imagine um réptil que voa? A chamada Chrysopelea paradisi faz isso. A espécie, que tem intrigado cientistas pelo mundo, é também conhecida como “a cobra das árvores do paraíso”, apesar de ser venenosa.

A cobra tem capacidade de saltar entre árvores e de planar por até 24 metros. Em um estudo da Virginia Tech, universidade dos Estados Unidos, pesquisadores constataram a capacidade de planar das cobras dessa espécie jogando-as de torres com 15 metros de altura.

A espécie é natural do sul e sudeste da Ásia, e a característica de pular entre árvores não só ajuda os animais a se locomoverem no habitat, mas também os auxilia a evitar predadores.

Apesar de parecerem assustadoras, as Chrysopeleas paradisis têm um veneno considerado inofensivo para os seres humanos, sem causar danos.

Agora, os cientistas querem entender quais os efeitos das ondulações sobre a estabilidade das serpentes enquanto elas estão no ar. A intenção é descobrir se a ondulação das cobras pode ter aplicações na robótica.

Últimas notícias