Inscreva-se no canal MetrópolesTV no YouTube
Ciência & Tecnologia

Cientistas "ouvem" pela primeira vez nascimento de um buraco negro

Segundo os estudiosos, o som se parece com o piar de um pássaro. Acontecimento pode comprovar teorias como do físico Albert Einstein

11/09/2019 18:30
European Southern Observatory / AFP
Cientistas “ouvem” pela primeira vez nascimento de um buraco negro

Físicos do Instituto de Tecnologia de Massachussets (MIT), nos Estados Unidos, “ouviram” o som do nascimento de um buraco negro pela primeira vez. Segundo eles, o som se parece com o piar de um pássaro. As informações são do portal G1.

Um estudo publicado na revista “Physical Review Letters” nesta quarta-feira (11/09/2019) diz que os resultados podem comprovar a teoria da relatividade do teórico Albert Einstein.

Para o cientista, um buraco negro que surge a partir da colisão de outros dois de grande massa deveria vibrar após o choque produzindo ondas gravitacionais. Algo parecido com um sino, que reverbera após o toque. Einstein previu que esta oscilação poderia trazer informações sobre a massa e a trajetória de um buraco negro recém-nascido.

Nasa
Imagem mostra colisão entre dois buracos negros

“Todos nós esperamos que a [teoria da] relatividade geral esteja correta, mas esta é a primeira vez que nós confirmamos como ela acontece”, disse em nota um dos autores do estudo, o uruguaio Maximiliano Isi. “Esta é a primeira vez que temos sucesso em uma tentativa de medir o ‘teorema’ das equações de Einstein-Maxwell”, completou.

Entre no canal de WhatsApp do Metrópoles

O que é um buraco negro?
Os buracos negros são uma grande quantidade de massa concentrada em um espaço muito reduzido. Seu campo gravitacional é tão forte que ele atrai para si tudo o que se aproxima dele, incluindo a luz.

Além da colisão entre dois buracos pré-existentes, outra forma de produzir um buraco negro é uma estrela com grande massa deixa de emitir luz no final da sua vida. O centro dessa estrela entra em colapso e ocorre a chamada explosão “supernova”. Isso pode produzir um buraco negro “estelar”.