metropoles.com

Beleza da Terra chama atenção em imagem de novo satélite europeu

O mais novo satélite meteorológico europeu captou imagens da Terra, que revelam a incrível beleza do nosso planeta

atualizado

Compartilhar notícia

Reprodução/ESA
EumetSat Earth 2
1 de 1 EumetSat Earth 2 - Foto: Reprodução/ESA

Nuvens cobrindo o Norte e o Oeste da Europa e da Escandinávia, ao mesmo tempo em que a Itália e os Balcãs Ocidentais desfrutam de um céu relativamente claro, e enquanto vórtices de nuvens rodopiam suavemente sobre as Ilhas Canárias, e a neve segue aparentemente inerte protegendo os Alpes. A descrição dessas imagens são superficiais em comparação ao nível de imagens captadas pelo Meteosat Third Generation-Imager 1 (MTG-I1).

O mais novo satélite meteorológico europeu captou imagens da Terra, que revelam a incrível beleza do nosso planeta. Lançado em dezembro do ano passado a bordo de um foguete Ariane 5, mostrou em um dos registros a Europa, a África e o Oceano Atlântico com um nível impressionante de detalhes. A nova imagem foi capturada pelo instrumento Flexible Combined Imager do MTG-I1 em 18 de março.

0

A expectativa dos cientistas à frente deste projeto é que o satélite deve revolucionar a previsão do tempo. Em comunicado, a diretora de Programas de Observação da Terra da Agência Espacial Europeia (ESA), Simonetta Cheli falou sobre o nível de detalhes que a imagem do MTG-I1 revela. “(Isso) nos dará uma maior compreensão do nosso planeta e dos sistemas climáticos que o moldam”, explicou.

Nova geração de satélites

O MTG-I1 é o primeiro do sistema MTG, uma nova geração de espaçonaves meteorológicas operada pela Agência Europeia de Satélites Meteorológicos (EUMETSAT) e pela ESA. Os especialistas acreditam que todo o sistema deve estar em funcionamento pleno até 2026.

Serão seis satélites que fornecerão dados críticos para a detecção precoce de eventos climáticos extremos nas próximas duas décadas. A qualidade de imagens é tão incrível que algumas das características vistas na imagem registrada recentemente eram completamente ausentes em imagens de satélites da geração anterior.

Em breve, o MTG-I1 terá inclusive uma companhia em órbit: o revolucionário satélite MTG Sounding (MTG-S), equipamento que vai carregar uma sonda infravermelha e um espectrômetro ultravioleta visível de infravermelho próximo.

A tecnologia será capaz de permitir que a instabilidade atmosférica seja modelada em três dimensões ao longo das nuvens. É um passo significativo para o alerta antecipado de tempestades severas, por exemplo. Também serão detalhados dados sobre ozônio, monóxido de carbono e cinzas vulcânicas na atmosfera da Terra.

Veja:

 

Compartilhar notícia

Quais assuntos você deseja receber?

sino

Parece que seu browser não está permitindo notificações. Siga os passos a baixo para habilitá-las:

1.

sino

Mais opções no Google Chrome

2.

sino

Configurações

3.

Configurações do site

4.

sino

Notificações

5.

sino

Os sites podem pedir para enviar notificações

metropoles.comNotícias Gerais

Você quer ficar por dentro das notícias mais importantes e receber notificações em tempo real?