metropoles.com

Barbies são alvos de nitrogênio líquido para teste de limpeza da poeira lunar

As bonecas, vestidas com traje espacial, foram encharcadas com nitrogênio líquido. A poeira lunar é extremamente difícil de ser limpa

atualizado

Compartilhar notícia

Reprodução
barbie nitrogenio
1 de 1 barbie nitrogenio - Foto: Reprodução

Cientistas da Washington State University (WSU) vestiram bonecas Barbie com trajes espaciais, construídos com o mesmo material usado por astronautas da agência espacial norte-americana (Nasa). O objetivo foi testar um novo método de limpeza de poeira da Lua.

Conforme o site Space, as bonecas, vestidas, foram encharcadas com nitrogênio líquido. Os cientistas queriam analisar o comportamento do fluido em relação à limpeza do traje.

No caso do teste, pesquisadores usaram cinzas vulcânicas da erupção do Monte Saint Helens, em 1980. As cinzas são muito semelhantes à poeira lunar, que cobre os trajes espaciais com uma fina camada de pó e se torna extremamente difícil de ser limpa.

A análise concluiu que borrifar nitrogênio líquido nos trajes espaciais remove mais de 98% da poeira lunar e causa pouco dano ao equipamento, fundamental para a exploração humana na Lua.

Os astronautas do programa Apollo, que levou Neil Armstrong à Lua, usariam escovas para retirar a camada de pó dos trajes, mas o método se mostrou prejudicial, podendo romper o tecido.

Além de ser pegajosa, a poeira lunar é tóxica à saúde, podendo causar dor de garganta, espirros e deixar os olhos marejados. “Ela pode penetrar nas vedações dos trajes espaciais e torná-los inutilizáveis. Também pode ter um impacto negativo nos pulmões de quem a encontra, pois é semelhante a respirar fibra de vidro triturada”, informou Ian Wells, estudante de engenharia mecânica da WSU.

O nitrogênio líquido, ainda segundo o Space, ferve e se expande em 800 vezes, empurrando partículas para longe da superfície. No caso da poeira lunar, faz com que a camada de pó seja expulsa do traje espacial.

Próxima missão à Lua

A Nasa, em conjunto com a Agência Espacial Canadense (CSA), anunciou, nessa segunda-feira (3/4), os perfis dos quatro astronautas para a próxima missão à Lua, a Artemis II. O anúncio ocorreu durante um evento em Ellington Field, em Houston, nos Estados Unidos.

Conforme a Nasa, esta é a primeira missão tripulada a fim de estabelecer presença de longo prazo na Lua. “A equipe do Artemis II representa milhares de pessoas trabalhando incansavelmente para nos levar às estrelas. Esta é a tripulação deles, esta é a nossa tripulação, esta é a tripulação da humanidade”, declarou Bill Nelson, administrador da Nasa.

A tripulação conta com o comandante Reid Wiseman, o piloto Victor Glover, a especialista de Missão 1 Christina Hammock Koch e o especialista de Missão 2 Jeremy Hansen.

0

Compartilhar notícia

Quais assuntos você deseja receber?

sino

Parece que seu browser não está permitindo notificações. Siga os passos a baixo para habilitá-las:

1.

sino

Mais opções no Google Chrome

2.

sino

Configurações

3.

Configurações do site

4.

sino

Notificações

5.

sino

Os sites podem pedir para enviar notificações

metropoles.comNotícias Gerais

Você quer ficar por dentro das notícias mais importantes e receber notificações em tempo real?

Notificações