metropoles.com

Arqueólogos encontram mais de 240 restos mortais no Reino Unido

A descoberta foi feita sob uma antiga loja de departamentos, a Ocky White, que está fechada de 2013

atualizado

Compartilhar notícia

ossos
1 de 1 ossos - Foto: null

Foram desenterrados mais de 240 restos mortais por arqueólogos que trabalham nas ruínas de um convento medieval encontrado sob uma antiga loja de departamentos na cidade de Haverfordwest, no condado de Pembrokeshire, no País de Gales.

A loja de departamentos, a Ocky White, está fechada desde 2013.

Os pesquisadores acreditam que os restos mortais, que incluem crianças, são do Priorado de São Salvador, mosteiro fundado por uma ordem de monges dominicanos por volta de 1256, conforme as informações da BBC Internacional. 

De acordo com a descrição do supervisor do trabalho local, Andrew Shobbrook, o convento era um complexo de edifícios com dormitórios, scriptoriums – salas dedicadas à escrita e aos manuscritos –, estábulos e um hospital. 

Os restos mortais de crianças indicam alta taxa de mortalidade infantil à época. Acredita-se que o cemitério possa ter sido usado até o início do século 18.

Contexto histórico

De acordo com os especialistas ouvidos pela BBC, os ferimentos nas cabeças coincidem com uma batalha. As marcas podem ter sido causadas por flechas ou balas de mosquete. 

A cidade teria sido sitiada por 1405, por Owain Glyndŵr, que foi o último galês nativo a ter o título de Príncipe de Gales. Ou seja, os corpos podem ser também de vítimas do ataque lideradas pelo então último príncipe que queria deter a ocupação inglesa.

Compartilhar notícia